Criarte passa de Centro de Educação Infantil para Colégio de Aplicação da Ufes

03/01/2023 - 18:55  •  Atualizado 06/01/2023 15:07

O antigo Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte inicia o ano letivo de 2023 como Colégio de Aplicação (CAP) Criarte/Ufes, com previsão de receber, a partir de 2024, recursos próprios na matriz orçamentária das instituições federais de ensino superior.

Segundo a diretora Maria José Rassele Soprani, um dos requisitos para que a unidade de educação infantil passasse a ter o status de CAP era ser o espaço preferencial para a prática da formação de professor realizada pela Universidade, articulada com a participação institucional no Programa de Incentivo à Docência (Pibid) ou outros programas de apoio à formação de docentes, objetivos que vêm ao encontro dos já definidos pelo Criarte quanto ao seu funcionamento como campo de ensino, pesquisa e extensão na Ufes.

“A mudança para Colégio de Aplicação demostra o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na Universidade pelo Criarte quanto à formação docente, buscando a aplicação de práticas pedagógicas e de uma cultura escolar inovadoras. Com o aporte de novos recursos, poderemos realizar mais investimentos nos projetos existentes na unidade e almejar, a longo prazo, um aumento na oferta de vagas”, afirma Maria José, acrescentando que a totalidade das vagas continuará disponibilizada ao público geral.

A diretora explica que a escolha do Criarte para se tornar CAP, juntamente com mais sete unidades de educação infantil federais, ocorreu em setembro de 2022 e foi o resultado dos esforços conjuntos das gestoras e dos servidores da unidade, dos membros do Conselho Deliberativo e Consultivo do Criarte, da direção do Centro de Educação da Ufes e da Associação Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil (Anuufei).

Evolução

O Criarte é um espaço de educação infantil instalado no campus de Goiabeiras e atende crianças de dois a cinco anos e 11 meses de idade. Atualmente, 125 crianças são atendidas nos turnos matutino e vespertino. Maria José Soprani explica que a história do Centro de Educação Infantil da Ufes teve início na década de 1970, como um projeto assistencial para cuidar dos filhos das trabalhadoras do Restaurante Universitário, em uma época de luta das mulheres pela conquista do direito à creche.

Ao longo de 46 anos, as atividades oferecidas pelo CEI evoluíram juntamente com a legislação educacional, que inseriu a educação infantil como primeira etapa da educação básica e passou a reconhecer os potenciais e as necessidades de aprendizagens das crianças com idade entre 2 e 5 anos.

Texto: Nábila Corrêa
Foto: Jorge Medina