Documentário e ficção premiada estreiam no Cine Metrópolis nesta quinta, 3

03/11/2022 - 12:34  •  Atualizado 04/11/2022 09:47
Compartilhe

Dois filmes nacionais movimentam a programação do Cine Metrópolis a partir desta quinta-feira, 3. Primeiro longa-metragem de Carolina Markowicz, Carvão estreia às 16h30, com atuações de impacto e uma história contada de forma singular. Outro lançamento, com primeira sessão às 18h30, é o documentário Kevin, de Joana Oliveira, obra sensível e intimista que narra o reencontro da diretora com uma amiga que não vê há vinte anos.

Em Carvão, uma família residente no interior de uma pequena cidade recebe uma proposta que pode lhe render um bom dinheiro: hospedar um desconhecido em sua casa. Antes de ele chegar e durante sua estadia, a vida desse pequeno núcleo familiar muda, revelando fissuras nas relações que a aparência de solidez não deixava ver. 

O tema do estrangeiro que perturba a suposta harmonia é recorrente na história do cinema, mas ganha ares de suspense em Carvão quando se percebe que os personagens podem não ser exatamente aquilo que transparecem, sobretudo nos movimentos de seus corpos e no que deixam de dizer em cena. Selecionado em festivais nacionais e internacionais, o longa foi premiado em três categorias no Festival do Rio – Roteiro, Atriz Coadjuvante (Aline Marta) e Direção de Arte (Marines Mencio).

Documentário

Segunda estreia da semana, Kevin surge a partir do reencontro entre duas amigas, a roteirista e diretora da obra Joana e a ugandesa Kevin. O filme retrata a amizade das duas mulheres, iniciada ainda nos anos 1990, quando ambas estudavam na Alemanha. Ao contrário daquela época de juventude, a vida aos 40 anos se mostra mais desafiadora: Joana lida com problemas de saúde do pai, e encontra na viagem a Uganda – e na amizade com Kevin – um refúgio. A obra se destaca pelo trato minimalista dos elementos cênicos, contribuindo para a sensação de espontaneidade das sequências, quase como se a câmera não estivesse lá.

Segue em cartaz outro filme nacional, Lavra, uma mistura de documentário e ficção. Na trama, a geógrafa Camila retorna a Governador Valadares, em Minas Gerais, para observar as consequências do rompimento da barragem de Mariana, que contaminou o Rio Doce, destruiu povoados e matou 19 pessoas. Enquanto segue o rastro da destruição, ela se depara com outra tragédia: a ruptura da barragem de Brumadinho, também em Minas Gerais, que matou cerca de 300 pessoas. Após a sessão deste sábado, 5, haverá debate.

Completando a programação da semana, o Metrópolis recebe as últimas exibições de Halloween Ends, capítulo final da saga de horror criada por John Carpenter em 1978. O longa retoma a história do filme anterior, Halloween Kills (2018), quatro anos depois dos eventos que envolvem a família Strode.

 

Confira abaixo a sinopse dos filmes em cartaz de 3 a 9 de novembro:

Carvão, de Carolina Markowicz (Brasil/Argentina, 2022, 107') - Trailer
Numa pequena cidade do interior, uma família recebe uma proposta lucrativa, mas também perigosa: hospedar um desconhecido em sua casa. Antes mesmo da chegada dele, no entanto, arranjos precisarão ser feitos, e a vida em família começa a se transformar. Porém, nenhum dos familiares, e muito menos o próprio hóspede, vê suas expectativas cumpridas. Não recomendado para menores de 18 anos.

Kevin, de Joana Oliveira (Brasil, 2021, 81') - Trailer
É a primeira vez que Joana, brasileira, visita Kevin, na Uganda (África). Elas se conheceram há 20 anos, quando estudaram juntas na Alemanha, e faz muito tempo que não se veem. A partir desse encontro, o filme tece a fina trama que é uma conversa entre duas amigas: as histórias do passado, os desejos, os caminhos trilhados, os diferentes modos de encarar os desdobramentos da vida. Disso ressurge um elo de amor e parceria que resiste à distância e ao tempo. Não recomendado para menores de 10 anos.

Lavra, de Lucas Bambozzi (Brasil, 2022, 101') - Trailer
A geógrafa Camila retorna dos Estados Unidos para sua terra natal e segue o caminho da lama tóxica que contaminou o Rio Doce, varreu povoados do mapa e matou 19 pessoas. Nesse trajeto ela se depara com paisagens, comunidades e pessoas devastadas, até que outra barragem se rompe, dessa vez em Brumadinho, matando cerca de 300 pessoas. Ao testemunhar a tragédia de perto, ela se sente pela primeira vez atingida e se envolve com movimentos de resistência. Não recomendado para menores de 12 anos.

Halloween Ends, de David Gordon Green (Estados Unidos, 2022, 111') - Trailer
Após ter sido assombrada pela presença do assassino Michael Myers por décadas, Laurie está determinada a se libertar do medo e abraçar a vida. Mas quando um jovem vizinho é acusado de matar um garoto, o retorno da violência e do terror à cidade forçará Laurie a enfrentar o mal. Último filme da franquia de horror iniciada por John Carpenter em 1978. Não recomendado para menores de 18 anos.
 
Veja a grade de programação: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho