Em cerimônia realizada pelo Conselho Federal da OAB, Ufes recebe selo OAB Recomenda

16/03/2022 - 18:59  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

Em cerimônia realizada na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, o vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton, o chefe do Departamento de Direito, Marco Olsen, e o coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir), Gilberto Fachetti, (na foto, ao lado de representantes da OAB)) receberam o selo OAB Recomenda em nome da Universidade. Essa é a sétima vez que a Ufes é reconhecida com o selo, sendo a única instituição de ensino capixaba agraciada desde a criação da premiação, em 2001.

“O Selo AOB Recomenda consolida nossa instituição como referência regional e nacional no ensino jurídico e na formação de profissionais altamente qualificados e preparados para garantir a observância dos princípios constitucionais e os direitos fundamentais em nossa sociedade. Ele reflete, dessa forma, o resultado da dedicação dos nossos professores, dos nossos técnicos-administrativos e dos nossos estudantes, na busca constante pela excelência do ensino acadêmico” destacou o vice-reitor.

O chefe do Departamento de Direito da Ufes, Marcos Olsen, afirmou que receber o selo mais uma vez é motivo de orgulho e motivação. “É a sétima vez que o curso de Direito da Ufes recebe este selo e, para nós, isso é uma honra muito grande, um orgulho, porque testemunha o esforço dos colegas, o profissionalismo, o empenho, e a capacidade acadêmica, de pesquisa e de projetos extensão. Representa também o desejo e a garra dos nossos alunos. Nós somos privilegiados de termos um corpo discente tão engajado e isso é fruto da motivação e do entusiasmo que os professores têm passado para eles, formando não operadores do Direito, mas mentes pensantes, críticos do Direito, no sentido da crítica acadêmica”, comemorou.

Critérios

O selo OAB Recomenda é concedido a cada três anos e tem como critério de avaliação o desempenho dos estudantes de Direito no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o índice de aprovação no Exame de Ordem (EOAB).

Conforme dados consolidados do Conselho Federal da OAB, no XXXII EOAB, realizado em 2021, a Ufes obteve um índice de aprovação de 70,14%, sendo que a média nacional foi de 21,3%. Já na última avaliação pelo Enade, realizada em 2018, o curso recebeu nota máxima (conceito 5).

“Antes de ser um reconhecimento da nossa qualidade, esse selo é o reconhecimento do trabalho e do esforço de professores, alunos e servidores técnicos para vencermos dificuldades e insuficiências do ensino público”, complementou o presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito e coordenador-adjunto do PPGDir, Gilberto Fachetti

O curso

O curso de Direito da Ufes nasceu em 1930, quando um grupo de estudantes resolveu fundar uma faculdade na avenida Jerônimo Monteiro, onde atualmente funciona a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi).O Governo do Estado do Espírito Santo assumiu a faculdade em 1935 e, em 1961, ocorreu a incorporação à Ufes.

Atualmente, o curso de Direito conta com aproximadamente 700 estudantes de graduação, 90 de mestrado e mais de 30 professores efetivos.

Texto: Vinícius Fontana
Fotos: Assessoria da OAB