Enade 2021: estudantes selecionados precisam preencher questionário

21/10/2021 - 15:01  •  Atualizado 22/10/2021 17:08

A prova da edição 2021 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será no dia 14 de novembro. Porém, o estudante concluinte selecionado deve prestar atenção nos procedimentos que antecedem ao exame, em especial no Questionário do Estudante. O questionário precisa ser preenchido até o dia 13 de novembro e já está disponível no site oficial do Enade.

É importante que o concluinte verifique se foi selecionado pelos coordenadores de curso para realizar o Enade 2021. A Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) disponibiliza um link pelo qual o estudante pode conferir se precisará ou não fazer a prova.

Na Ufes, serão avaliados estudantes concluintes de 45 cursos. A lista completa de cursos está publicada no site da Seavin.

O estudante concluinte inscrito somente poderá se graduar no tempo previsto se responder o questionário e realizar a prova. Caso contrário, terá que passar por um processo de regularização, com previsão para ocorrer somente em setembro de 2022. A Seavin recomenda que todos os inscritos preencham o questionário o mais cedo possível e que leiam, obrigatoriamente, o edital do Enade.

Capacitação

Para auxiliar os estudantes concluintes convocados, a Seavin oferece uma capacitação sobre o Enade, na qual explica todos os detalhes desta edição: os direitos e deveres dos estudantes, as datas mais importantes, além de outras informações relevantes para quem irá fazer a prova. A inscrição para a capacitação pode ser realizada pelo próprio estudante no site ava.seavin.ufes.br, utilizando o usuário e a senha institucionais. O aluno que realizar o curso terá direito a uma certificação de 20h. Para mais informações, entre no site enade.ufes.br.

Enade 2021

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes será no dia 14 de novembro; os portões abrem às 12h e fecham às 13h. O horário previsto para o início da avaliação é 13h30 e o tempo máximo de conclusão da prova é de quatro horas. A divulgação dos locais de provas será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 1º de novembro.

Texto: Vinícius Fontana
Edição: Camila Fregona