Estreia de filme capixaba marca as férias de julho no Cine Metrópolis a partir desta quinta-feira, 18

17/07/2024 - 16:50  •  Atualizado 17/07/2024 17:01
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Cena do filme Marraia, onde aparece um grupo de meninos em pé, em um campo de terra batida

Crianças e adolescentes terão lugar cativo nas tardes do Cine Metrópolis a partir desta quinta-feira, 18, quando o cinema passará a exibir obras destinadas ao público infantojuvenil nessa faixa de horário, durante o mês de julho. Para marcar as férias escolares, o primeiro lançamento da programação é o filme capixaba Marraia, de Diego Scarparo, que retrata uma disputa de bolinhas de gude no Brasil dos anos 1960.

Baseado no romance homônimo de José Marcelo Grillo, o filme é ambientado no bucólico distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim. Na trama, o pequeno Marcelo tenta derrotar Baloni, atual campeão local, numa épica partida de bola de gude. Mas Marraia não retrata uma simples disputa de dois garotos: a história se transforma em uma jornada de amadurecimento.

As férias no Cine Metrópolis não param por aí. Na semana seguinte, a partir do dia 25 de julho, o cinema estreia a animação Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca, renovando o convite para o público infantojuvenil aproveitar as férias em frente à telona.

Em cartaz

Além da estreia, o Cine Metrópolis segue exibindo as comédias Aquela sensação que o tempo de fazer algo passou, da norte-americana Joanna Arnow, e Nosso verão daria um filme, do grego Zacharias Mavroeidis. Também continua na programação o clássico A Hora da Estrela, baseado na obra de Clarice Lispector.

Na quarta-feira, 24, o curso Imagens do Cinema exibe o filme Os Irmãos Lobo às 13 horas, seguido de debate com o professor Fábio Camarneiro, do Departamento de Comunicação Social da Ufes. A entrada para essa sessão é gratuita.

Confira as sinopses de todos os filmes em cartaz de 18 a 24 de julho no Cine Metrópolis:

Marraia, de Diego Scarparo (Brasil, 2024)
Marcelo embarca em uma verdadeira jornada para conseguir as bolinhas de gude, desafiando sua inteligência, persistência e caráter, e acaba descobrindo que essa aventura vai muito além das simples bolinhas. O filme, desse modo, propõe uma reflexão sobre o processo de amadurecimento, a relação com o tempo e a descoberta do mundo, tanto para crianças quanto para adultos.

Aquela sensação que o tempo de fazer algo passou, de Joanna Arnow (EUA, 2024)
Ann, uma nova-iorquina melancólica de 31 anos, vê-se estagnada em várias áreas de sua vida. Ela se sente frustrada, sendo submissa em seu relacionamento casual, com seu emprego irrelevante e sua família judaica problemática. Sentindo-se cada vez mais isolada, ela luta contra si mesma e seus relacionamentos.

Imagem
Cena de Nosso verão daria um filme, mostra dois rapazes conversando em frente a uma casa

Nosso verão daria um filme, de Zacharias Mavroeidis (Grécia, 2024)
Enquanto passam os dias nas águas de uma praia ensolarada em Atenas, os melhores amigos Demos e Nikitas revisitam as memórias inesquecíveis e cinematográficas do último verão. Durante esse tempo, as lembranças vão ganhando vida sob a perspectiva de transformá-las em um roteiro para o primeiro longa-metragem de Nikitas. Ao imaginar suas vidas como um filme, conflitos que estavam pendentes surgem, abalando a amizade colorida entre eles.

A Hora da Estrela, de Suzana Amaral (Brasil, 1985)
Macabéa (Marcélia Cartaxo) é uma imigrante nordestina, que vive no Rio de Janeiro. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro).

Os Irmãos Lobo, de Crystall Moselle (EUA, 2015)
Trancados pelo pai em um apartamento em Nova Iorque por 14 anos, os sete filhos da família Angulo cresceram longe da escola e aprenderam tudo o que sabem sobre o mundo com os filmes a que assistiam em casa. Para passar o tempo, os irmãos ensaiavam e re­encenavam partes de seus filmes favoritos. Tudo mudou quando Mukunda, um dos irmãos, desrespeitou as regras do pai e decidiu andar pela vizinhança. Agora todos querem juntos explorar Manhattan e o mundo lá fora.

Os horários das sessões estão disponíveis no site do Cine Metrópolis.

Categorias relacionadas