Estreia desta semana no Cine Metrópolis, novo filme de Anna Muylaert satiriza papeis de gênero

05/12/2024 - 13:59  •  Atualizado 09/12/2024 13:10
Texto: Com informações do Cine Metrópolis     Edição: Leandro Reis
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Foto do elenco de O Clube das Mulheres de Negócios

Depois dos sucessos Que Horas Ela Volta e Mãe Só Há Uma, a diretora Anna Muylaert retorna à ficção com a sátira O Clube das Mulheres de Negócios, que estreia nesta quinta-feira, 5, no Cine Metrópolis. O novo filme da cineasta é o destaque da programação, que conta com dois outros longas nacionais – Retrato de um Certo Oriente, de Marcelo Gomes, e Praia Formosa, de Julia De Simone – até o dia 11 de dezembro.

Destaque do Festival de Gramado deste ano, O Clube das Mulheres de Negócios reúne um elenco estrelado: Rafael Vitti, Luis Miranda, Irene Ravache e Louise Cardoso são alguns dos intérpretes que atuam no filme. Num universo fictício onde os papeis de gênero estão trocados, as mulheres detêm todo o poder político, financeiro e sexual, enquanto os homens são educados para serem submissos. O conflito da trama dispara quando dois jornalistas precisam entrevistar um grupo de mulheres poderosas em um clube de luxo.

Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 5 a 11 de dezembro:

O Clube das Mulheres de Negócios, de Anna Muylaert (Brasil, 2024)

Num mundo imaginário em que os estereótipos de gênero estão invertidos, o clube de campo frequentado por poderosas mulheres de negócios recebe a visita de dois jornalistas. Enquanto as sócias almoçam, três onças escapam do onçário, desencadeando um jogo de negação, mentiras e ataques que pode acabar mal.

Retrato de um Certo Oriente, de Marcelo Gomes (Brasil/Itália/Líbano, 2024)

Em 1949, dois irmãos católicos, Emilie e Emir, partem de um Líbano na iminência da guerra em busca de uma nova vida em território estrangeiro, numa viagem rumo a um Brasil desconhecido. Quando Emilie se apaixona por Omar, um comerciante muçulmano residente em Manaus, o ciúme do irmão trará graves consequências. Neste épico íntimo do diretor Marcelo Gomes, baseado em romance de Milton Hatoum, o encontro entre culturas distantes entrelaça questões coletivas de memória, tradição e pertencimento, num relato ao rés da pele que lança um olhar cuidadoso às histórias fundacionais de imigrantes no país.

Praia Formosa, de Julia de Simone (Brasil/Portugal, 2024)

Em seu primeiro longa ficcional, Julia de Simone mistura tempos ao redor da região do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro. Tomando como protagonista Muanza, mulher nascida no Congo e trazida ao Brasil pela escravização, o filme vagueia por encontros entre personagens e paisagens que reforçam tanto a permanência cruel das raízes coloniais brasileiras quanto a resiliência e os laços formados pela população afro-brasileira, com atenção especial às mulheres.

Confira os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.

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