Estudantes da Ufes são destaque em curso de chinês na Universidade de Shenzhen

19/07/2021 - 18:02  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

O curso de Língua e Cultura Chinesas oferecido pela Universidade Politécnica de Shenzhen (SZPT), por meio de um acordo de cooperação técnica com a Ufes, foi encerrado em cerimônia on-line realizada neste domingo, 18. Reunindo estudantes de várias partes do mundo, incluindo 59 alunos da graduação e da pós-graduação da Ufes, o curso foi realizado em formato virtual durante três meses, aos finais de semana, num intercâmbio entre as duas instituições de ensino. Os estudantes da Ufes Ana Tovar e Lucas Ferreira foram convidados a fazer discursos em chinês durante a solenidade.

“Essa foi a primeira ação concreta resultante do acordo de cooperação firmado com a SZPT em 2019”, afirma o secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite, que representou a instituição na cerimônia. Ele destacou a importância da parceria, a qual “abre as portas para que, num futuro próximo, após a pandemia, alunos e funcionários da Ufes possam visitar a SZPT e vice-versa”. Leite também ressaltou a qualidade do curso: “Fiquei muito impressionado com o que os alunos alcançaram em tão pouco tempo de aula”.

Por parte da universidade chinesa, esteve presente o diretor de Relações Internacionais, Tang Kesheng. Também participaram da cerimônia professores e coordenadores do curso.

“Essa parceria nos proporcionou, sem dúvidas, uma experiência intercultural muito rica e proveitosa. Estou animado para dar continuidade aos estudos no próximo nível”, afirmou Gabriel Miranda, um dos alunos do curso de chinês que faz graduação em Letras na Ufes. E acrescentou: “Aprendemos sobre os festivais e os costumes, como, por exemplo, a tradicional arte chinesa do corte de papel; sobre caligrafia e as origens da escrita chinesa; sobre música e poesia, e aspectos da culinária chinesa, assim como os hábitos que giram em torno das reuniões em família”.

Durante a solenidade, foram anunciados os nomes dos 26 estudantes da Ufes que se destacaram e garantiram bolsas de estudos para o segundo nível do curso, que terá início ainda neste segundo semestre, após o recesso de verão na China. Também são bolsistas, desde a primeira fase do curso, alunos cadastrados na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) da Ufes.

Tecnologia 5G

Além da oferta do curso de línguas, a Ufes e a STPZ estão em diálogo para colaboração em outras áreas de ensino e pesquisa. No último dia 15, representantes da Divisão de Acordos de Cooperação da Secretaria de Relações Internacionais e professores do Laboratório de Telecomunicações (LabTel), do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes reuniram-se com representantes da Diretoria de Relações Internacionais e da Escola de Engenharia Eletrônica e Comunicações da Politécnica de Shenzhen. Em pauta, projetos de cooperação na área de comunicações móveis envolvendo os sistemas 5G.

“Os próximos passos contarão com a realização de webinars entre as equipes para apresentação de pesquisas em desenvolvimento no LabTel e na SPTZ envolvendo 5G, internet das coisas e temas correlacionados. Já há convite formal para que as equipes, tanto da Ufes como da SPTZ, realizem missões de trabalho, em que haverá visitas a laboratórios de pesquisa, com missões de estudos realizadas por estudantes de pós-graduação”, afirmou a chefe da Divisão de Acordos de Cooperação, Maria José Pontes.

Texto: Sueli de Freitas