Ir para o conteúdo
GovBR

Estudos da Ufes integram livro nacional sobre gestão sustentável de resíduos sólidos. Lançamento será nesta terça, 15

14/04/2025 - 11:02  •  Atualizado 14/04/2025 15:19
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Imagem da capa do livro

O professor do Departamento de Engenharia Ambiental Renato Siman, que coordena o Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa/Ufes), é um dos autores do livro 14 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: instrumentos de implementação, inovação e reflexões críticas. A obra, que celebra os avanços, analisa os desafios e oferece perspectivas após os 14 anos da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), será lançada durante um evento on-line, nesta terça-feira, dia 15, entre 17 e 19 horas, com transmissão pelo canal do Instituto Venturini para Estudos Ambientais no YouTube.

Na live de lançamento, o público será apresentado aos 13 capítulos que compõem o livro, que é organizado pelo Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos (OPNRS). A obra é dividida em três partes: Balanço da Política Nacional de Resíduos Sólidos: avanços e limites; Logística Reversa e Economia Circular; e Dimensões Socioeconômicas e Impactos Ambientais, na qual se insere o capítulo produzido por Siman em parceria com a pesquisadora do Lagesa/Ufes Juliana Salomão, intitulado Disposição a pagar pelo manejo de resíduos sólidos comerciais: um estudo de caso em Vitória e Aracruz/ES.

O capítulo trata da avaliação do efeito em se classificar estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço como grandes geradores de resíduos e do quanto eles estão dispostos a pagar pelos serviços de manejo de seus detritos.

Contribuição para municípios

Para Siman, a contribuição do trabalho está em possibilitar que gestores municipais de todo o país tenham a oportunidade de preservar a arrecadação de impostos e taxas para a gestão dos resíduos públicos, aproximando o público-alvo das tomadas de decisão e, com isso, superando barreiras que, de acordo com ele, a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) enfrenta mesmo após 14 anos de sua elaboração: “Nós oferecemos uma observação muito interessante, para que os municípios brasileiros usem como referência, para que eles próprios possam fazer uma análise do perfil que tem a participação da economia local em relação ao uso da arrecadação municipal na prestação de serviços públicos”.

Após o lançamento, o livro ficará disponível para download gratuito no site do OPNRS e no portal de livros abertos da Universidade de São Paulo (USP).

Categorias relacionadas
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.