Flora do Parque Paulo César Vinha é registrada em catálogo por pesquisadores da Ufes

05/01/2022 - 16:02  •  Atualizado 10/01/2022 18:34

A flora do Parque Estadual Paulo César Vinha, localizado em Guarapari, está registrada no Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil a partir do trabalho de pesquisadores da Ufes. O catálogo traz imagens de 21 espécies de briófitas, 28 espécies de licófitas e monilófitas (samambaias) e 628 espécies de angiospermas; informa o grau de ameaça das espécies, atribuído pelo Centro Nacional de Conservação da Flora, além de mostrar 80 fotos das espécies em campo.

A lista foi elaborada com base em material depositado em herbários, publicações e novas coletas feitas pelos pesquisadores Júlia Cristina Guarnier, Rodrigo Theófilo Valadares, Karoliny Portes Alves, Renata Henrique Motta e Vinícius de Castro Freitas, sob a coordenação da professora do Departamento de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) Valquíria Ferreira Dutra.

“Conhecer a flora é essencial para a gestão de uma unidade de conservação, pois permite o planejamento de ações e conservação das espécies, principalmente daquelas ameaçadas de extinção”, afirma a professora.

O Parque Estadual Paulo César Vinha foi criado pelo decreto nº 2.993-N de 1990, com o nome de Parque de Setiba. Por meio da Lei nº 4.903, de 1994, seu nome foi alterado em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, assassinado em 1993 por atuar contra a extração de areia na região. O objetivo do parque é proteger cerca de 1.500 hectares de restinga. Os estudos no local foram iniciados na década de 1980 mas, até então, não existia uma compilação da lista florística dessa unidade de conservação.

Catálogo

O Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil é  um produto do projeto Redescobrindo espécies ameaçadas em Unidades de Conservação da Floresta Atlântica: bases para gestão, conservação e acesso à informação, desenvolvido pela Ufes em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a Universidade de Vila Velha (UVV) e a Universidade de São Paulo (USP), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Com informações do projeto.
Imagem: Karolina Gazoni - Iema