Hucam celebra o Agosto Dourado pela Amamentação

04/08/2021 - 17:59  •  Atualizado 05/08/2021 19:12
Compartilhe

Referência do Ministério da Saúde na promoção de políticas em benefício ao aleitamento materno, o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) celebrou, na manhã desta terça-feira, 3, o início da campanha do Agosto Dourado, de incentivo à amamentação. O tema da campanha deste ano, adotado mundialmente, é Proteger a amamentação é responsabilidade de todos.

Como forma de conscientização, funcionárias da Unidade Materno-Infantil do Hucam reuniram-se em frente à fachada com balões na cor alusiva ao tema (imagem abaixo). Além da ação simbólica em frente ao hospital, foi montado um calendário de capacitações on-line voltadas para o público interno do Hucam sobre amamentação.

"Quero parabenizar a Unidade Materno-Infantil por promover o Agosto Dourado aqui no nosso hospital. O lema da campanha deste ano é muito significativo e temos que entender essas palavras na sua totalidade", afirmou a superintendente do Hucam-Ufes, Rita Checon.

Também ao longo do mês, no corredor principal do andar térreo, os usuários do Hucam-Ufes poderão ver a exposição fotográfica Lactar - Maternidade, produzida pelo enfermeiro Roni Matos com imagens captadas dentro do hospital. Clique aqui para ver as imagens

Nutrição e proteção

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo dados do Ministério da Saúde. O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de covid-19.

A estratégia para incentivar a amamentação vem apresentando resultados. Os índices nacionais do aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de seis meses aumentaram de 2,9%, em 1986, para 45,7% em 2020. Já o aleitamento para crianças menores de quatro anos passou de 4,7% para 60% no mesmo período.

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.


Leia também:

Projeto orienta sobre doação de leite materno durante a pandemia
Cerca de 2 mil mães e crianças são atendidas em projeto que incentiva a amamentação

 

Texto: Duilo Victor - Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes
Imagens: Roni Matos e Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes

Edição: Thereza Marinho