Hucam/Ufes vai ampliar capacidade de atendimentos com obras em Centro de Tratamento Intensivo e Pronto-Socorro

04/10/2024 - 11:52  •  Atualizado 04/10/2024 12:11
Texto: Com informações da Unidade de Comunicação do Hucam/Ufes     Edição: Leandro Reis
Compartilhe
Imagem do projeto de ampliação do Centro de Terapia Intensiva (CTI) e do Pronto-Socorro (PS)

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), abriu licitação para obras de reforma e ampliação do Centro de Terapia Intensiva (CTI) e do Pronto-Socorro (PS), além de adequação no sistema de segurança contra incêndio. Na prática, haverá aumento na capacidade de atendimento destes serviços e melhorias estruturais para profissionais e pacientes do hospital.

A reforma e ampliação do CTI adulto e do Pronto-Socorro vão representar investimentos na ordem de R$ 40 milhões, com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O investimento vai dobrar a capacidade do CTI, que contará com 40 leitos, sendo 30 destinados à UTI Adulta e dez a pacientes coronarianos. A sessão pública, quando as empresas apresentam suas propostas, está marcada para o dia 12 de novembro.

O gerente administrativo do Hucam/Ufes, César Dias, explicou que as obras devem começar no primeiro semestre do ano que vem, com previsão de 36 meses de duração. Na fase inicial, será feita a reforma do térreo do prédio principal e, em seguida, haverá criação de novos andares (verticalização) das unidades.

O Pronto-Socorro do hospital, que atende hoje uma média de 500 pacientes por mês, terá melhorias estruturais e capacidade ampliada, otimizando o fluxo na unidade. O Hucam/Ufes é referência em casos de infarto e de abdome agudo não traumático. Os pacientes são referenciados, ou seja, chegam encaminhados por outras instituições – pelo Samu, por exemplo. O PS atende também os casos de urgência dos ambulatórios.

Hospital investe em segurança

Além das obras no CTI e no Pronto-Socorro, o Hucam vai contratar uma empresa para execução de sistema de prevenção contra incêndio. Segundo César Dias, a sessão pública para a licitação destas obras está marcada para o dia 12 de outubro. Os recursos serão do próprio hospital e de emendas parlamentares.

Segundo ele, a empresa vencedora vai ter de instalar um sistema hidráulico preventivo, um sistema preventivo por extintores de incêndios, sistemas de alarme e detecção sonoro, de detecção de fumaça, iluminação de emergência, sistema de ventilação e saídas de emergência, atendendo a Norma Reguladora 23 do Corpo de Bombeiros. Atualmente, o hospital funciona com alvará provisório autorizado pelo Corpo de Bombeiros e, para obtenção do alvará definitivo, serão feitas mudanças estruturais e instalação de sistemas de segurança.

“São obras estruturais que aumentam a capacidade do hospital, correspondente à demanda dos serviços de saúde do Estado e criam melhorias no atendimento, beneficiando os trabalhadores e os pacientes que chegam ou estão internados no Hucam, além de adequar o hospital, que ocupa hoje um prédio centenário, às normas de segurança”, resumiu o dirigente.

Categorias relacionadas