Iniciativas da Ufes são destaque na maior conferência da América do Sul sobre internacionalização da educação

26/04/2024 - 17:44  •  Atualizado 29/04/2024 17:39
Texto: Com informações da Secretaria de Relações Internacionais     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
A foto mostra o professor Yuri Leite em um auditório apresentando a plataforma Moocqueca

A Ufes, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), marcou presença na Conferência Anual 2024 da Faubai (Associação Brasileira de Educação Internacional), realizada entre os dias 20 e 24 de abril na cidade de São Paulo. Com o tema Inviting for a new journey (Convite para uma nova jornada), este ano a conferência recebeu 704 participantes, sendo 28% estrangeiros de 25 países, com destaque para o Canadá, Portugal, França e Estados Unidos, com mais de 20 representantes cada.

A Ufes foi representada pelos secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite; pelo chefe da Divisão de Línguas da SRI, Felipe Guimarães; e pelos representantes da Divisão de Mobilidade para a Ufes, Frederico Rigoni; da Divisão de Acordos da SRI, Raquel Soprani; e da Divisão de Línguas, Christie Vieira, que apresentaram três trabalhos em sessões orais. 

No workshop Transições: novas realidades, novos desafios, novas ferramentas de cooperação entre França e Brasil, organizado pelo Consulado da França em São Paulo, Yuri Leite falou sobre ações de pesquisa e inovação da Ufes que abordam as transições energética, digital e ambiental, incluindo o Programa de Internacionalização (PrInt) Ambiente urbano: hoje e amanhã, o projeto Cidades Sustentáveis, o Plano Estadual de Descarbonização e a adesão da Ufes à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).

Ele também apresentou como foi construída e implementada a plataforma Moocqueca, que promove a internacionalização da extensão por meio da plataforma massiva e aberta de cursos on-line, uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Superintendência de Educação à Distância (Sead) e da SRI.

Felipe Guimarães apresentou um trabalho sobre as percepções da Ufes na combinação e integração de mobilidade acadêmica física e virtual para desenvolver internacionalização em casa e internacionalização do currículo.

Equipe da SRI: da esquerda para a direita Felipe Guimarães, Yuri Leite, Raquel Paiva e Christie Vieira

Já a palestra sobre A percepção dos estudantes da Ufes nos desafios e oportunidades dos programas de intercâmbio virtual, ministrada por Frederico Rigoni, despertou a atenção de muitos conferencistas, que solicitaram a resolução da Ufes que regulamenta a mobilidade acadêmica internacional para  usarem como modelo em suas instituições.

Importância do sul global

Yuri Leite explicou que o tema do evento foi um convite para uma nova jornada, em que os países do norte global (Europa e América do Norte) precisam reconhecer a importância dos países do sul global (da América Latina e África) nas estratégias de promoção da cidadania para resolução dos problemas que a humanidade deve abordar para encontrar soluções. “Samia Chasi, líder da Associação de Educação Internacional da África do Sul (IEASA), falou especificamente como a internacionalização pode ser diferente e com mais recompensas para todos se as ideias e iniciativas partissem do sul global com mais frequência ou fossem abraçadas pelo sul global, sem tanta interferência do norte”, disse.

A Faubai, fundada em 1988, conta com cerca de 180 instituições de ensino superior (IES) brasileiras para promover a integração de seus associados, além da cooperação internacional como meio para desenvolver o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão das instituições filiadas. A Faubai promove eventos regulares e atua na divulgação dos associados junto a agências de fomento, representações diplomáticas e demais organismos e instituições internacionais.

Categorias relacionadas