Inscrições abertas para a palestra 'A história da luta dos trabalhadores na Argentina'

19/07/2023 - 17:06  •  Atualizado 21/07/2023 10:06

O Auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), no campus de Goiabeiras, sedia no dia 24 de julho a palestra A história da luta dos trabalhadores na Argentina: um aprendizado na periferia do capitalismo. O evento terá início às 19 horas e terá duração de duas horas. Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais interessados podem se inscrever gratuitamente por meio de formulário on-line. Serão ofertadas 100 vagas e os participantes terão direito a certificado.

A palestra é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil e Espírito Santo (HISTEDBR/ES), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) e do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS). O tema será abordado pelo pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Fernando Sarti Ferreira.

A proposta é debater um tema que, segundo os organizadores, é fundamental para fomentar as relações políticas, econômicas e culturais entre Brasil e Argentina. “A questão histórica da luta dos trabalhadores argentinos nas conquistas de direitos sociais é essencial para compreender a história dos países latino-americanos, ou seja, ao olhar para nossos vizinhos passamos a compreender melhor o Brasil e nosso continente americano”, explica o professor Rodrigo Molina, que organiza o evento ao lado da professora Fabiana Cherobin.

Molina explica que a palestra busca identificar como a reestruturação produtiva e a difusão da organização científica do trabalho no período entreguerras operou sobre o movimento operário argentino durante a década de 1920.

Para ele, a estabilização da ordem capitalista durante esse período foi marcada pelo refluxo da agitação trabalhista ao redor do mundo. “A derrota dos movimentos mais radicais e o enquadramento dos trabalhadores na ordem restabelecida foi possível por meio da repressão, da institucionalização de uma série de demandas e pela reestruturação produtiva operada pela mecanização e pela difusão dos preceitos da organização científica do trabalho”, explica.

Perfil do palestrante

Fernando Sarti Ferreira possui graduação em História pela USP e é mestre e doutor em História Econômica pela mesma instituição, com pesquisas sobre as relações entre os ciclos econômicos e os conflitos sociais na Argentina durante as primeiras décadas do século XX. Além desses trabalhos, desenvolve estudos nas áreas de História Econômica e História Contemporânea, com ênfase nas relações entre os ciclos econômicos e os conflitos sociais durante o século XX. É pesquisador associado do Laboratório de Economia Política e História Econômica da USP (LEPHE-USP) e do Grupo de Estudos de História e Economia Política (GMARX-USP).

Texto: Nábila Corrêa