Laboratório do Centro de Artes elabora projeto do Parque Cultural Casa do Governador

20/08/2021 - 18:01  •  Atualizado 01/11/2022 09:25
Compartilhe

Em 2022, a população capixaba vai contar com um novo espaço de lazer, educação e cultura: o Parque Cultural Casa do Governador, a ser construído na área da Residência Oficial do Governador, localizada na Praia da Costa, em Vila Velha. A transformação do imóvel oficial em área aberta à visitação pública é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que conta com a participação da Ufes, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides).

A diretora-presidente da Fapes e coordenadora-geral do projeto, Cristina Engel, explicou que a coordenação técnica será realizada pelo Laboratório de Planejamento e Projetos (LPP) do Centro de Artes da Ufes, que tem uma ampla experiência nessa área. “O laboratório tem grande expertise nessa área, já elaborou projetos de vários parques e tem um conhecimento acumulado sobre o que funciona e o que não funciona em projetos como este”, destacou.

Dentre os projetos já desenvolvidos pelo LPP/Ufes, estão o de parques como o Parque Estadual do Forno Grande (ES), o Parque Estadual do Pico do Itambé - Cachoeira da Fumaça (MG) e o Parque Nacional de Fernando de Noronha.

Cristina Engel ressaltou também que um dos objetivos da iniciativa é aproximar o governo da população, mostrando um pouco sobre a rotina do governador. Ela citou ainda algumas atrações do local, como mirantes que contarão a história capixaba com vistas panorâmicas, placas informativas que serão dotadas de QR Codes linkados a um aplicativo, uma miniusina fotovoltaica para a geração de energia renovável e um eletroposto para carregamento de carros elétricos. “Tudo acessível para receber a todos, inclusive com sinalização em braille. O objetivo é que a população capixaba e os turistas que visitam o nosso Estado possam usufruir da melhor maneira o espaço, tanto na beleza quanto nas atrações”, explicou a diretora-presidente da Fapes.

O coordenador do LPP e professor do Departamento de Arquitetura da Ufes, Augusto Alvarenga, pontuou que a característica multidisciplinar é o que mais aproxima o trabalho desenvolvido pelo laboratório do Parque Cultural Casa do Governador.

“Esse trabalho multidisciplinar é o que nós fazemos. O laboratório também tem know-how em atuar em áreas naturais, e o local onde o parque será construído tem uma grande área com natureza pré-existente, várias espécies estão sendo catalogadas com vistas à educação ambiental. O parque terá um amplo roteiro educativo para quem for visitá-lo, com aspectos ambientais, culturais e históricos”, elencou.

Lançamento

O lançamento oficial do projeto foi realizado no dia 14 de agosto, na Residência Oficial do Governador, na Praia da Costa, com a presença do governador Renato Casagrande; da primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande; da vice-governadora Jacqueline Moraes; dos secretários de Estado Fabricio Noronha (Cultura), Vitor de Angelo (Educação) e Lenise Loureiro (Turismo); do reitor da Ufes, Paulo Vargas; do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; dos deputados estaduais Iriny Lopes e Marcos Madureira; da diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel; e do diretor-presidente do Banestes, Amarildo Casagrande.

Durante a solenidade, foram apresentados os três eixos temáticos que serão trabalhados no Parque: ambiental (com visitas aos ecossistemas nativos, exposições sobre as inovações tecnológicas e políticas de energias renováveis); histórico (com percurso pela história capixaba, da ocupação aos dias atuais, feito com base na pesquisa da história, de forma oral e documental, com ênfase na memória que a Residência Oficial testemunhou em todos os anos de existência); e artístico (o Parque terá uma exposição artística ao ar livre com esculturas permanentes, esculturas temporárias e eventos culturais em um anfiteatro).

O Governo do Estado também lançou o Edital Parque das Esculturas, para seleção das esculturas que serão expostas no espaço. As inscrições já estão abertas e serão feitas de forma on-line, pelo Mapa Cultural, até 30 de setembro.

A previsão é de que o espaço, que tem cerca de 93 mil metros quadrados, esteja aberto à visitação no primeiro semestre de 2022. As visitas serão realizadas por meio de agendamento e com o acompanhamento de um monitor.

A elaboração do projeto do Parque conta com a participação de 21 profissionais, sendo cinco doutores especialistas em diversas áreas e cinco estudantes de graduação.

 

Texto: Thereza Marinho, com informações do Governo do Estado