Live da Andifes em defesa do financiamento da ciência ocorre nesta sexta-feira, 15

14/10/2021 - 19:44  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

No dia 15 de outubro, sexta-feira, Dia do Professor, promove-se o Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Ciência. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizará uma live como parte da mobilização, que será transmitida às 10h, ao vivo, no canal do YouTube da Andifes.

O tema da transmissão será o financiamento da ciência e tecnologia no Brasil, área que vem sofrendo sucessivos cortes nos últimos anos. No dia 7 de outubro, por exemplo, o Congresso aprovou um projeto que remaneja 90% dos recursos que seriam destinados a projetos de pesquisa do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para outros sete ministérios. O corte orçamentário é da ordem de R$ 600 milhões e impacta a produção científica e o desenvolvimento de pesquisas no país.

O debate será mediado pelo presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David, com as participações do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Ferreira Vilela; do presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Antônio Dellagostin; da presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé; do reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan; do reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles; do reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho; e do reitor da Universidade Federal Fluminense (UFU), Valder Steffen.

O Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Ciência foi convocado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Além da live promovida pela Andifes, haverá a realização da mesa-redonda Cortes no Orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações: Qual a solução?, realizada pela SBPC no YouTube da entidade a partir das 14h.

Além da SBPC e da Andifes, outras entidades participarão da mobilização: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br)

A programação completa das mobilizações pode ser encontrada aqui.

Texto: Vinícius Fontana
Edição: Camila Fregona