Mais de 18 mil estudantes são matriculados no primeiro semestre letivo de 2022

11/04/2022 - 17:11  •  Atualizado 12/04/2022 17:27

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufes registrou a matrícula de cerca de 18.700 estudantes, entre ingressantes e veteranos, na primeira etapa de matrícula, encerrada neste domingo, 10. A expectativa é que o total de matriculados chegue a aproximadamente 20 mil após o período da segunda etapa de matrículas, que será entre os dias 11 e 17 de maio.

Durante o período de matrícula, também foi registrada a inclusão de 21.544 comprovantes de esquema vacinal completo no sistema do Portal do Aluno, além de 132 comprovantes de agendamento de vacinação de estudantes ainda não vacinados. A inserção do comprovante de vacinação contra a covid-19 ou de justa causa de saúde para não ter se vacinado é pré-requisito para a solicitação de matrícula nas disciplinas do semestre 2022/1, que terá início em 18 de abril.

A pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, afirmou que o número de comprovantes apresentados superior ao número de alunos matriculados leva a crer que muitos se anteciparam na inclusão do documento.

“Acreditamos que muitos preferiram garantir a inclusão do comprovante no Portal do Aluno antes mesmo de efetivar a matrícula, que ainda poderá ser feita na segunda etapa”, explicou.

Retorno presencial

O semestre 2022/1 marca a retomada das aulas no formato presencial, com controle de riscos, o que corresponde ao avanço para a Fase 4 do Plano de Contingência da Ufes, conforme orientação do COE-Ufes.

As aulas serão realizadas majoritariamente de forma presencial. Entretanto, algumas disciplinas serão realizadas de forma remota, nos moldes já estabelecidos nos semestres anteriores. Essa será a regra para aquelas que são ministradas por docentes não elegíveis ao retorno presencial, como maiores de 60 anos ou que tenham comorbidades.

Também poderão ser ofertadas disciplinas teórico-práticas ministradas por mais de um docente, de forma compartilhada. Os professores que fazem parte de grupos de risco participam das atividades teóricas de forma remota, e as práticas serão ministradas pelos demais docentes de modo presencial.

Estudantes matriculados nas disciplinas presenciais deverão comparecer às atividades a fim de obter a frequência mínima de 75% (não haverá transmissão de aulas presenciais).

Texto: Thereza Marinho