Mestranda da Ufes é finalista do Prêmio Jabuti

23/11/2021 - 15:09  •  Atualizado 01/11/2022 09:20
Compartilhe

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP-Ufes) Marlise Corradi é finalista do 63º Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) desde 1958. Em coautoria com Rodrigo Hees, seu marido, Marlise Corradi disputa o prêmio na categoria Conto, eixo Literatura, com o livro O Senhor Índice de Rouen, da Giostri Editora. A obra é ilustrada por Toni D’Agostinho.

O livro conta a história de um Índice desprendido de sua obra original e encontrado pelo dono da livraria mais famosa da cidade francesa de Rouen, numa calçada. Ao chegar à livraria, foi apresentado à comunidade literária pela Dona Enciclopédia. Esquecido sobre o balcão, foi roubado por um homem solitário que um dia não acordou mais. Abandonado, é achado por um engenheiro que o leva para Paris. Depois de uma visita ao Louvre, o Senhor Índice de Rouen foi para a Biblioteca Nacional da França, onde, em reuniões noturnas, fez amizade com as maiores obras literárias da história e viveu um romance com Madame Bovary.

O Senhor Índice de Rouen foi o segundo livro escrito pela dupla Corradi e Hees, que ingressou no mundo da literatura durante o isolamento social imposto pela pandemia da covid-19. De lá para cá, a produção está a todo vapor: “já são nove livros produzidos”, comemora a escritora, na expectativa de ver sua obra vencedora do maior prêmio da literatura brasileira.

Premiação

Os vencedores do Prêmio Jabuti serão conhecidos na próxima quinta-feira, dia 25, em cerimônia on-line que será transmitida pelo YouTube da CBL a partir das 19 horas. Em cada uma das categorias há cinco finalistas.

No eixo Literatura, as categorias em disputa são Conto; Crônica; Histórias em Quadrinhos; Infantil; Juvenil; Poesia; Romance de Entretenimento e Romance Literário. No eixo Não Ficção, estão as categorias Artes; Biografia, Documentário e Reportagem; Ciências; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Economia Criativa. No eixo Produção Editorial, estão as categorias Capa; Ilustração; Projeto Gráfico e Tradução. No eixo Inovação, estão Fomento à Leitura e Livro Brasileiro Publicado no Exterior.

Segundo a CBL, neste ano houve um crescimento de 31% no número de inscrições em relação ao ano de 2020. Foram 3.422 obras concorrentes nesta edição.

O Prêmio 2021 homenageia o escritor Ignácio de Loyola Brandão, autor de 47 livros e membro da Academia Brasileira de Letras. Loyola Brandão já levou cinco estatuetas do Jabuti.

 

Texto: Sueli de Freitas
Edição: Thereza Marinho