O Museu de Ciências da Vida (MCV) lançará nesta sexta-feira, 15, às 16 horas, seu primeiro Plano Museológico, vigência 2024-2028. O lançamento será realizado no Cine Metrópolis, campus de Goiabeiras. Após a apresentação do plano, haverá uma visita mediada ao Museu.
Atendendo ao Estatuto dos Museus, instituído pela Lei 11.904 e regulamentado pelo Decreto nº 8.124/2013, o Plano Museológico é o principal instrumento de gestão dos museus e contempla o retrato da situação atual da instituição, seus desafios internos e externos, bem como suas potencialidades. O documento também apresenta a missão, a visão e os valores da instituição, além dos objetivos estratégicos que apontam para as linhas de ações a serem desenvolvidas pelo museu por meio de seus programas.
Segundo o coordenador do MCV, professor Ahtleson Bittencourt, o plano teve seu desenvolvimento iniciado em 2022, por meio de um processo de construção colaborativa, que contou com a participação direta de 73 pessoas, incluindo estudantes de graduação e de pós-graduação, mediadores, estagiários, bolsistas, pesquisadores, professores, e servidores que atuam ou atuaram no Programa de Extensão Museu de Ciências da Vida, como também com a colaboração de profissionais e pesquisadores externos à Ufes. "O resultado que iremos apresentar é um plano elaborado a muitas mãos, com aplicação de conhecimento e visões de diferentes áreas, o que o torna um instrumento potente de gestão e norteador para nossas ações para o futuro", explicou o coordenador.
Histórico
O Museu de Ciências da Vida (MCV) é um programa de extensão de interesse institucional, criado em 2008, no Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde, e idealizado para difundir e popularizar a ciência da vida em sua perspectiva mais ampla. Em 2018, o MCV se instalou de forma permanente em seu atual espaço, localizado próximo ao Cine Metrópolis.
Anualmente, o MCV recebe em média 400 grupos escolares e mais de 16 mil alunos, com a exposição “A Métrica do Corpo Humano”, cuja temática correlaciona o raciocínio lógico, a matemática, e a ciência do corpo, trazendo um olhar amplo sobre a existência humana, abordando aspectos da arte, história, biologia, evolução, saúde, dentre outros, numa visão única. Ao longo de sua história e em busca de seu público, o MCV também já realizou mais de 40 exposições itinerantes na Grande Vitória, no interior do Espírito Santo, e em outros estados do Brasil.
Mais informações sobre o Museu estão disponíveis no site www.mcv.ufes.br e no perfil @mcv.ufes no Instragram.