Pesquisa vai estudar efeitos de treinamento com exposição de pessoas à realidade virtual

06/11/2020 - 16:29  •  Atualizado 10/11/2020 17:52
Compartilhe

O Departamento de Psicologia da Ufes está desenvolvendo uma pesquisa de iniciação científica que pretende identificar os efeitos da exposição das pessoas à realidade virtual. O estudo vai comparar a influência dessa tecnologia nos indivíduos em dois momentos: um com presença de treinamento de habilidades sociais e de comunicação assertiva, e outro sem essa presença.

Intitulada Avaliação da eficácia do treinamento de habilidades sociais em ambiente de exposição de realidade virtual, a pesquisa será destinada, principalmente, às pessoas que possuem dificuldade em se expressar ou de falar em público. A coordenação dos trabalhos é do acadêmico Thales José Carneiro, sob a supervisão do professor Elizeu Borloti.

As habilidades sociais, segundo Carneiro, permitem que as pessoas expressem seus desejos, sentimentos e atitudes de forma adequada. “São muitas as habilidades sociais. Neste estudo, o participante será treinado especificamente no aspecto da comunicação verbal e não verbal, como primeiros passos para consolidar a habilidade social de fala assertiva”, explica.

Clareza

Entende-se como comunicação assertiva aquela comunicação que consegue passar as informações com clareza, concisão e confiança, obtendo o retorno esperado.

“Alguns participantes passarão por um treinamento básico, visando à melhoria nas habilidades de falar em público, e serão expostos de forma gradativa a um cenário de realidade virtual, projetado especificamente para pacientes com medo extremo de falar em público”, explica o coordenador da pesquisa.

Para participar, a pessoa não pode estar passando por nenhum tratamento para medo de falar em público nem estar fazendo uso de medicamento psicoativo para essa finalidade. Os interessados devem responder ao questionário que se encontra disponível no endereço https://forms.gle/9vrbL7frhpPUQVAf7.

Caso não possua acesso a computador, a inscrição pode ser feita por meio do WhatsApp (27) 99574-8399. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail thales.fortes@yahoo.com.br.

 

Texto: Jorge Medina
Imagem: Pixabay
Edição: Thereza Marinho