Pesquisadoras da Ufes publicam livros sobre contradições entre capitalismo e democracia

08/03/2023 - 14:40  •  Atualizado 13/03/2023 11:13
Compartilhe

Pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Ufes lançaram dois livros que abordam as contradições entre capitalismo e democracia: Contrarreformas ou Revolução: respostas ao capitalismo em crise e Movimentos Sociais e Democracia: insurgências do nosso tempo. As obras reúnem textos que buscam refletir sobre as reformas neoliberais e seus impactos na destruição dos direitos sociais e trabalhistas, além de analisar os diferentes processos de lutas populares.

A pesquisadora Franciani Bernardes, que foi pós-doutoranda no Programa e participou da organização de ambas as publicações, afirma que o principal objetivo dos livros é “colocar em evidência as instabilidades no campo político, econômico e social enfrentadas pela classe trabalhadora e propor soluções de pesquisa com base no pensamento crítico".

O livro Contrarreformas ou Revolução: respostas ao capitalismo em crise, publicado pela Cortez Editora e organizado por Bernardes em parceria com a professora do PPGPS Maria Lúcia Garcia, é o segundo volume de uma coletânea de pensamento crítico. “É uma importante contribuição para o entendimento dos processos de mudança econômica, política e social, e coloca em evidência a pertinência do debate sobre os desafios das políticas sociais”, destaca Garcia.

O primeiro volume da obra, lançado em 2020, tratou das consequências da financeirização do capital nas políticas públicas, nos movimentos sociais, nas práticas de resistência, entre outras.

Novos movimentos

Movimentos Sociais e Democracia: insurgências do nosso tempo, publicado pela editora Annablume, reúne estudos realizados nos últimos anos pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais (Nemps-Ufes), coordenado pela professora Ana Targina Ferraz. A obra analisa as ameaças às democracias, catalogando os novos movimentos sociais e a organização política deles. “Além disso, celebra a existência do núcleo de pesquisa e extensão, evidenciando o trabalho realizado por ele na Universidade”, detalha Bernardes.

 

Texto: Renata Coutinho (voluntária em projeto de Comunicação)
Edição: Lidia Neves e Thereza Marinho