Por unanimidade, Conselho de Curadores aprova as contas de 2020 da Ufes

28/06/2021 - 19:21  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

A prestação de contas da Administração Central da Ufes relativa ao ano 2020 foi aprovada por unanimidade em reunião do Conselho de Curadores realizada na manhã desta segunda-feira, 28. A apresentação anual das contas é uma exigência dos órgãos de fiscalização do governo federal. Antes da aprovação, foi apresentado o Relatório de Gestão (anexado abaixo), que contém dados sobre os principais resultados vinculados às gestões do ensino (graduação e pós-graduação), da pesquisa, da extensão, da assistência e da área administrativa, além das demonstrações contábeis do ano.

O professor Hebert Carneiro (na foto, sentado à direita na mesa principal, juntamente com o reitor Paulo Vargas e o vice-reitor Roney Pignaton), que presidiu a comissão responsável por dar o parecer sobre as contas da Universidade, destacou a qualidade do relatório, que valoriza indicadores, metas e dados do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), trazendo transparência ao documento. Como um dos pontos importantes do relatório, ele ressaltou os investimentos em inclusão digital para alunos da Ufes que não tinham como acompanhar as aulas do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) sem o apoio institucional. Também citou a evolução nos programas de pós-graduação e o projeto de energia solar, que trouxe economia de R$ 1,8 milhão por mês para a Universidade.

O presidente do Conselho de Curadores, Fernando Bissoli, também manifestou sua aprovação. “Gostaria, primeiramente, de elogiar a apresentação do relatório em sua diagramação e na riqueza de detalhes. De forma didática, esse é um instrumento de transparência, pois toda a comunidade capixaba terá acesso ao documento”, afirmou, lembrando que o relatório ficará disponível no portal da Ufes para consulta.

Bissoli acrescentou: “Considerando o estado mundial de calamidade devido à covid-19, avalio como altamente positiva a gestão do atual reitor Paulo Vargas, referendada nos indicadores apresentados no relatório aprovado hoje, principalmente com relação aos investimentos no suporte aos estudantes universitários mais carentes para o acompanhamento do ensino remoto”.

Soluções inovadoras

O reitor Paulo Vargas considerou “gratificante a aprovação das contas sem ressalvas”, enfatizando que o resultado detalhado no Relatório de Gestão 2020 é fruto do “trabalho de uma equipe dedicada e eficiente”.

Vargas lembrou ainda do desafio enfrentado, uma vez que foi nomeado reitor dias após a suspensão das atividades na Ufes por conta da pandemia. “Assumir a Universidade nesse contexto foi um desafio, mas eu pude contar com os pró-reitores e diretores de centro, assim como com toda a comunidade universitária, para buscar soluções inovadoras”, disse.

Ele afirmou que a gestão participativa foi fundamental para que fossem escolhidas as melhores alternativas para reprogramar o orçamento diante da nova realidade. “Trocamos o pneu com o carro andando”, disse Vargas, usando uma expressão popular para lembrar que as decisões foram tomadas sem deixar a Universidade parar, apesar da suspensão das atividades.

Segundo Vargas, os desafios para 2021 são os cortes orçamentários, que irão impactar a vida acadêmica, e a preparação da Universidade para o retorno ao formato presencial quando for possível.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: Raquel Dalvin