O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito Processual (PPGDIR) da Ufes vai ofertar o minicurso As class actions do direito norte-americano: contraponto com as ações coletivas brasileiras. As aulas serão ministradas às terças-feiras, às 19 horas, a partir do dia 19 de março, via plataforma Zoom.
O minicurso é dirigido a pesquisadores e estudantes vinculados aos grupos de pesquisa e estudantes de graduação das faculdades de direito vinculadas à Rede Internacional de Pesquisa sobre Justiça Civil e Processo Contemporâneo (ProcNet); além de mestrandos e doutorandos em temas ligados ao processo coletivo. Os interessados podem se inscrever até o dia 18, por meio deste link.
O curso será ministrado pelo professor da Faculdade de Direito da Universidade de Syracuse (Nova Iorque) e professor colaborador do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Antonio Gidi.
“O direito brasileiro é avançado em relação a ações coletivas. No curso, estudaremos o modelo estado-unidense e iremos compará-lo com o brasileiro, para saber suas diferenças, o que o direito brasileiro avançou sozinho, o que veio do modelo americano, e ainda entender o que podemos aderir dele”, explica o professor Hermes Zaneti, coordenador do minicurso.