Projeto Impactando Vidas participa de lançamento nacional do Mutirão das Árvores

18/10/2023 - 12:33  •  Atualizado 19/10/2023 10:36
Compartilhe

O projeto de extensão Impactando Vidas participa nesta quinta-feira, 19, do lançamento nacional do Movimento Mutirão das Árvores, que ocorrerá  às 10 horas, no Palácio Anchieta. A iniciativa - uma parceria entre a Fundação Pitágoras, o Governo do Estado do Espírito Santo e o projeto de extensão - tem entre seus objetivos plantar um bilhão de árvores em todos os biomas brasileiros, além de discutir estratégias e ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável no País com a mobilização de todos os setores da sociedade.

“Estamos comprometidos em incentivar a preservação e restauração ambiental de forma sustentável, engajando diversos setores da sociedade, buscando, dessa forma, deixar um legado positivo para as próximas gerações, assim como um ambiente mais saudável e equilibrado”, afirma Rosália Antunes, coordenadora do projeto. 

Ela explica ainda que o Impactando Vidas colaborará com a mobilização de trabalhadores apenados que trabalham no campus de Goiabeiras, além de comunidades quilombolas e indígenas, para a coleta de sementes e produção de mudas no viveiro do projeto, que serão doadas para a iniciativa de plantio.

O Movimento Mutirão das Árvores teve início em Minas Gerais, em 2021, no Dia da Árvore, 21 de setembro. Inicialmente, o movimento contou com  parceria entre a Plantaforma do Campo,  o Fórum do Futuro, a Fundação Pitágoras e o governo mineiro, buscando engajar toda a sociedade civil e entidades públicas na meta de plantio de árvores, com foco na articulação da rede pública de ensino estadual e no envolvimento dos alunos.

Contribuição

O Impactando Vidas é um projeto de extensão registrado pelo Centro de Ciências Exatas (CCE), dirigido a detentos do sistema penitenciário em geral e reeducandos, a suas famílias e à comunidade externa, buscando um retorno efetivo do indivíduo à sociedade.

Dentre as ações do projeto, os reeducandos recebem treinamento sobre serviços em jardins, hortas e viveiros. Atualmente, com a parceria de comunidades quilombolas e indígenas, o projeto está firmando parcerias visando à produção de mudas para hortas urbanas, observando a preservação do meio ambiente e o reflorestamento.

 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho