O reitor da Ufes, Eustaquio de Castro, visitou nesta terça-feira, 8, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio José Peixoto Miguel, em Nova Almeida, para conhecer o projeto de educação ambiental na área de manguezal próxima ao rio Reis Magos, desenvolvido pela unidade de ensino. Durante a visita, o reitor também falou aos estudantes do 3º ano do ensino médio sobre formas de ingresso na Ufes, políticas de assistência estudantil e projetos desenvolvidos pela Universidade, e respondeu a perguntas dos alunos.
Segundo os professores, o projeto foi desenvolvido com a proposta de levar a Universidade para dentro da escola a fim de promover a integração entre os diferentes níveis da educação e estimular o aparecimento de novos pesquisadores, além de apresentar um projeto de educação e preservação ambiental que é desenvolvido no manguezal em parceria com entidades locais.
Após a apresentação, Eustaquio de Castro visitou a área onde o projeto é desenvolvido, na companhia de estudantes e professores.
“Foi uma experiência muito gratificante poder conhecer esse projeto de conscientização ambiental e também levar um pouco do que é a Ufes para esses jovens. Percebemos que há um interesse grande sobre o universo acadêmico e nossa proposta foi mostrar que ingressar na Universidade é possível e que a instituição está aberta não só para recebê-los, como também para criar condições para que eles permaneçam e concluam sua graduação com qualidade", afirmou o reitor.
Plantio de mudas
O projeto de preservação do manguezal envolve várias ações desenvolvidas pela comunidade escolar. No dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore, estudantes e professores realizaram o plantio de 50 mudas de pau-brasil, a fim de promover o reflorestamento da região em torno do mangue da nascente do rio Reis Magos.
A iniciativa teve o objetivo de promover o aprendizado de forma interativa e auxiliar no desenvolvimento de habilidades de pesquisa, monitoramento ambiental e reflexão sobre o impacto das ações humanas no planeta.
Além do plantio de mudas, na ocasião foi criada a Estação de Monitoramento do Mangue, que realizará de forma contínua pesquisas sobre a qualidade da água e a fauna local, sempre com foco na preservação ambiental.
A ação foi desenvolvida pela escola em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Secretaria de Meio Ambiente de Fundão.