Reitor e gestores da Ufes recebem servidores ingressantes: "Dedicação ao que é coletivo"

04/04/2023 - 19:28  •  Atualizado 06/04/2023 11:06

Palavras como afeto, dedicação e pertencimento deram o tom da acolhida aos servidores ingressantes dos campi de Goiabeiras e Maruípe nesta terça-feira, 4, no Cine Metrópolis. Promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o evento foi direcionado aos profissionais que ingressaram na Universidade a partir de março de 2020.

Estiveram presentes o reitor da Ufes, Paulo Vargas, o vice-reitor, Roney Pignaton, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda, outros gestores da Universidade, representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Ufes (Sintufes) e da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), servidores técnico-administrativos e docentes.

"Intimamente, quem ingressa no serviço público faz um voto de dedicação ao que é de interesse coletivo, de interesse da sociedade", disse o reitor Paulo Vargas, no discurso de boas-vindas. "Quero frisar isso porque estou há mais de trinta anos nessa universidade, e digo que não atuamos sozinhos, nós dependemos das pessoas, dos colegas".

Vargas agradeceu aos servidores que ingressaram na Ufes durante a pandemia, convivendo com a incerteza da volta ao trabalho presencial e os sucessivos cortes no orçamento das universidades públicas. "Agora, com a mudança de governo, podemos contribuir para a construção de uma universidade melhor, que de fato alcance um número maior de pessoas, cada vez mais inclusiva e com autonomia", disse.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda, destacou a oportunidade de novas vivências aos profissionais recém-chegados. "Minha sugestão é que vocês desfrutem de tudo o que a Ufes oferece de melhor. Vivam intensamente a Universidade. Para além de um espaço de trabalho, que seja um espaço de produção de afetos e construção de laços", disse.

Pertencimento

A programação de acolhimento contou, ainda, com a palestra Serviço Público – identidade e pertencimento, proferida por Valeschka Guerra, professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Ufes. Ela falou sobre bem-estar, as relações construídas no trabalho e, sobretudo, as relações de sentido que os servidores formam com as funções que ocupam.

"No nosso trabalho, somos convidados a produzir todo dia, o tempo todo. Nosso produto é o serviço público. Pensar sobre o que significa, para cada um de nós, estar a serviço, é importante. Porque nós passamos a maior parte do dia nesse espaço, com essas pessoas, fazendo esse serviço. Isso é importante para a criação de uma identidade e um senso de pertencimento", explicou a professora.

Após a palestra, os servidores foram presenteados com o relato de Marlene de Oliveira, técnica administrativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que discorreu sobre sua trajetória de mais de 40 anos na Ufes.

Portas-abertas

Para a servidora Luciane Bolda, assistente em administração do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) desde setembro do ano passado, as boas-vindas a motivaram a se envolver mais com as atividades da Ufes e com a comunidade universitária. "O importante não é o espaço físico, mas as pessoas que estão na universidade", disse.

Também servidora ingressante do Naufes, a psicóloga Wanessa Gonçalves retorna à Universidade após 35 anos de sua graduação. "Estão nos recebendo de portas-abertas. E o mais importante é que as pessoas se mantenham trabalhando com boa saúde mental e se sentindo parte do todo", afirmou.

Já para o assistente em administração do Centro de Ciências Exatas (CCE), Wesley da Silva, ingressante na Ufes em setembro de 2022, o evento foi fundamental para começar a estreitar os laços com a Universidade. "A gente conhece de fora, mas não sabe como funciona internamente", disse. Ele, que atuava no setor privado antes de tomar posse como servidor público, já sente uma grande diferença no dia a dia: "É um tipo de cobrança diferente. É mais sobre o que você pode fazer pelo trabalho, não o que o trabalho quer de você".

Texto: Leandro Reis
Edição: Camila Fregona