
Mais de 2 mil pessoas participaram dos três de debates e atividades da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Espírito Santo, realizada no campus de Goiabeiras da Ufes. Durante o encontro, realizado de 19 a 21 de fevereiro, com o tema Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável, foram promovidas 17 atividades, incluindo cinco conferências, oito mesas-redondas, duas sessões, uma homenagem e uma reunião. Em paralelo, a atividade SBPC vai à Escola levou 13 exposições organizadas pela Ufes e parceiros a 1.270 visitantes, enquanto 29 oficinas reuniram 748 inscritos, demonstrando o compromisso de aproximar a ciência da comunidade.
O evento teve 1.958 inscritos, dos quais 1.101 efetivaram o credenciamento. Esta edição também marcou a adesão de 48 novos sócios – totalizando 72 membros no Espírito Santo –, o que torna o estado apto a reabrir sua Secretaria Regional da SBPC, após um hiato de quase duas décadas.
Alcance midiático
A presença digital do evento ampliou seu impacto junto ao público. As transmissões ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube atingiram mais de 1,5 mil visualizações, levando o debate para além do campus. Nas redes sociais, os números foram bastante robustos: o perfil da SBPC no Instagram registrou mais de 310 mil visualizações durante as semanas de divulgação do evento, dez mil interações e 1,6 mil novos seguidores, enquanto o perfil da Ufes alcançou 30 mil contas, com 37 stories que acumularam 140 mil visualizações e 600 cliques. No Facebook, a página da SBPC somou 60 mil visualizações e alcançou 29 mil pessoas.
A Reunião Regional também teve destaque nos meios de comunicação. Aproximadamente 40 reportagens sobre o evento foram publicadas na imprensa especializada e geral, ressaltando a relevância dos debates sobre os desafios climáticos e a preservação dos oceanos. O próprio Jornal da Ciência, publicação da SBPC, produziu mais de 40 matérias sobre o encontro.
“A presença nos jornais leva o nome da SBPC e da Ufes e, mais que isso, leva o tema que estamos discutindo para além da nossa comunidade acadêmica. Nosso maior interesse é trazer essa discussão de oceanos e clima para a população”, celebrou a secretária-geral da SBPC e coordenadora-geral do evento, Cláudia Linhares. “Estamos muito satisfeitos com o sucesso deste evento e felizes por ver a forte interação com a comunidade local. As Reuniões Regionais têm a característica de discutir temas relevantes para a região – um convite para que a população participe dos debates e da busca por soluções para os problemas de sua comunidade, ao mesmo tempo em que conhece a qualidade da ciência produzida em seu estado”.
O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, reforçou a abrangência dos debates, integrando também outros temas contemporâneos – como inteligência artificial e aprendizado humano – às reflexões sobre clima e oceanos. Ele também parabenizou os 50 monitores, todos estudantes da Universidade, que, com entusiasmo e dedicação, auxiliaram na realização de todas as atividades. “Essa participação mostra o engajamento de nossos estudantes nesse projeto”, declarou.
Manifesto
Na sessão, o vice-presidente da SBPC, Paulo Artaxo, leu a Carta de Vitória, um manifesto de princípios elaborado pelo Conselho da SBPC e sua diretoria para orientar as futuras ações no campo da sustentabilidade.
Artaxo ressaltou o “sucesso estrondoso” do evento: “Todas as seções se voltaram a discutir vários aspectos do que vem a ser esse futuro sustentável. Esta reunião também demonstrou que fazer ciência é ter prazer em aprender coisas novas. Em cada mesa, aprendemos algo novo. Vi, por exemplo, uma mesa que mostrou uma integração entre a Ufes e as políticas públicas que não vemos em nenhum outro estado. Queria destacar também que essa reunião contou com a presença do presidente do CNPq, da presidente da ABC, de um diretor da Finep e de um da Fapes. Isso mostra o prestígio e a relevância que um encontro como este traz para uma instituição”, destacou.
“A Carta de Vitória é, de fato, uma vitória, assim como a reabertura da Secretaria Regional aqui no Espírito Santo. É o resultado de uma luta de muita gente que se empenhou para isso”, acrescentou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes e conselheira da SBPC, Cristina Engel. A professora classificou como “impressionante” a qualidade dos debates promovidos nos três dias de evento e o alcance – seja pelo número de visitantes ao campus, seja pela repercussão nas diversas mídias. Ela também ressaltou o apoio recebido pelas equipes de bastidores, em especial, professores, estudantes e servidores da Ufes: “ninguém é tão bom sozinho quanto nós todos juntos”, concluiu.
O evento se encerrou com um convite para o próximo destino: a 77ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá de 13 a 19 de julho, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife, com o tema Progresso é Ciência em todos os Territórios.
Assista à cerimônia completa neste link.
Foto: Jardel Rodrigues/SBPC