Roda de conversa marca os 70 anos de ensino de Artes no Espírito Santo

04/05/2021 - 18:47  •  Atualizado 05/05/2021 18:50

Para celebrar os 50 anos de atividade do Centro de Artes (CAr) da Ufes, os 70 anos da Escola de Belas Artes de Vitória e os 67 anos da Ufes será realizado nesta quarta-feira, 5 de maio, um bate-papo on-line entre o escultor e professor aposentado da Universidade José Carlos Vilar e a professora do Departamento de Artes Visuais Rosana Paste. O evento abre o ciclo de sete conversas intitulado História, Memória, Legado, Vanguarda, que marca os 70 anos do ensino de Artes no estado e o pioneirismo da Ufes nessa formação. A roda de conversa terá início às 17 horas, com transmissão pelo canal do Centro de Artes no YouTube.

Durante as sessões de bate-papo que acontecerão entre maio e julho, professores e técnicos que fizeram parte da história do CAr vão compartilhar suas memórias e relembrar a trajetória do Centro e da Escola de Belas Artes, história que se confunde com a da criação da Ufes.

Segundo a diretora do CAr, Larissa Zanin, o evento visa destacar a importância do Centro de Artes na formação e difusão de arte e cultura no Espírito Santo, além de servir de espaço para encontros do movimento cineclubista, nos anos 1970. “Somos polo gerador da arte e da cultura capixaba, junto com os órgãos públicos fomentadores da cultura. Sempre mantivemos relações diretas com o estado e com os municípios, por meio da promoção de eventos. Esta é nossa marca extensionista”, diz a professora, exemplificando com a Semana da Arte, que teve sua primeira edição na década de 1970 e foi realizada pelo CAr por muitos anos.

Larissa Zanin ressalta o pioneirismo da Ufes no ensino e na formação de Artes no Espírito Santo: “Por muitos anos, fomos os únicos do estado a oferecer cursos de graduação com foco na formação artística e cultural, e permanecemos como referência dessa formação nos níveis de graduação de pós-graduação”. Atualmente, o CAr oferece nove cursos de graduação, três de mestrado e um de doutorado.

Histórico

Criada em 23 de maio de 1951, a Escola de Belas Artes de Vitória teve o pintor Homero Massena como seu primeiro diretor. Em 5 de maio de 1954, foi criada a Universidade Estadual do Espírito Santo, que encampou cursos universitários isolados, como a Escola de Belas Artes.

Em 30 de janeiro de 1961, a Universidade Estadual do Espírito Santo foi federalizada, dando origem à Ufes. O CAr surgiu em junho de 1971, sendo composto pelos Departamentos de Formação Artística (Defa); Artes Industriais e Decorativas (Daid); e Fundamentos Técnico-Artísticos (DFTA).

Em 1979, os professores Kleber Frizzera (Departamento de Arquitetura e Urbanismo – DAU) e André Abe (aposentado) criaram o curso de Arquitetura e Urbanismo e, em 1982, foi criado o DAU. Em 2006, o Departamento de Comunicação Social (Depcom) foi transferido do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) para o CAr, que extinguiu o Defa, o Daid e o DFTA, e manteve o DAU e o Depcom, criando os departamentos de Teoria da Arte e Música (DTAM), de Desenho Industrial (DDI) e de Artes Visuais (DAV) – composição atual do Centro de Artes.

A próxima roda de conversa vai acontecer no dia 14 de maio, contando com a participação de Frizzera e Abe, que compartilharão as histórias sobre a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo há 41 anos. O reitor Paulo Vargas, que integra o DAU, também participará do bate-papo virtual.

Texto: Adriana Damasceno