Seminário explica funcionalidades do sistema Wolfram Matthematica nesta sexta-feira, 3

O Departamento de Física da Ufes realiza nesta sexta-feira, 3, um seminário on-line sobre o tema Introdução ao Wolfram Matthematica e à Wolfram Language. Tratam-se de um sistema e uma linguagem para computação técnica que estão sendo considerados os mais avançados no ambiente computacional.

Para os especialistas, Wolfram Matthematica é recomendado tanto pela sua capacidade técnica quanto por sua usabilidade fácil e sofisticada. Ele oferece um sistema único e integrado, em contínua expansão, abrangendo todo o universo da computação técnica, que é facilmente disponível na nuvem por meio de qualquer navegador de internet, além de nativamente em todos os sistemas de desktop modernos.

O Mathematica pode efetuar cálculos numéricos, resolver expressões algébricas e diferenciais, efetuar manipulações simbólicas e gerar gráficos. Ele possui a linguagem de programação, a Wolfram Language, que é de alto nível.

Para falar sobre os temas, foram convidados o professor do Departamento de Física da Ufes Anderson Gáudio e o representante da Wolfram no Brasil, Daniel Carvalho.

O professor do Departamento de Física Davi Rodrigues explica a importância do seminário: “A Ufes recentemente renovou o contrato do software Mathematica. Assim, esse pequeno evento remoto é bem-vindo para novos usuários de diversas áreas. O Mathematica pode ser útil para a pesquisa em várias áreas, além das exatas”. O contrato disponibiliza o Wolfram Mathematica para toda a Universidade pelo prazo de um ano, renovável por mais três anos.

O professor informa ainda que professores, estudantes e servidores técnico-administrativos de todos os campi da Universidade já podem instalar e usar o Wolfram Mathematica em seus computadores. Os procedimentos de instalação estão descritos em www.fisica.ufes.br/mathematica.

Programação

O evento terá início às 14 horas com uma palestra introdutória do professor Gáudio sobre resoluções de problemas de Física usando o Mathematica. Serão apresentadas as utilidades que o sistema oferece aos professores e estudantes da área de exatas, tutoriais de aprendizagem do Mathematica e demonstrações de utilização em variadas áreas e em laboratórios de Física.

Das 15 às 17 horas, o representante da Wolfram no Brasil, Daniel Carvalho, ministra a palestra Aprendizado de máquina e inteligência artificial com Wolfram Language, apresentando um panorama do programa e suas aplicações mais avançadas, que envolve a inteligência artificial.

Os seminários serão remotos. Para participar, basta acessar http:// wolfram.zoom.us/my/lisar. Serão concedidos certificados de participação.

Entenda o sistema

De acordo com o site oficial da empresa, o Mathematica é um sistema de computação técnica. Ele possui várias formas diferentes de uso. Trata-se da combinação de uma linguagem de programação (chamada Wolfram Language), cuja interface gráfica é integrada e interativa, chamada notebook, e de uma grande diversidade de funções e pacotes técnicos de diversas áreas. 

É conhecido por ser um sistema de interface amigável, ao passo que tem funções avançadas que tornam seu emprego adequado para pesquisa científica em várias áreas, com destaque para a parte de resolução de problemas simbólicos, manipulação de dados e visualização gráfica. O Mathematica se destaca também na diversidade de métodos para cálculo numérico em vários contextos, contém vários pacotes de áreas específicas (física, química, estatística e aprendizagem de máquina), além de outros que podem ser livremente adicionados ou desenvolvidos. 

Devido à interface gráfica e à fácil resolução de muitos problemas matemáticos com uma linha de código, o Mathematica é também muito utilizado como ferramenta de ensino. Além disso, possui uma interface amigável com outras linguagens, como C, Julia, Python e R, sendo fácil inserir códigos e definir funções em outras linguagens no meio de um programa do Mathematica, que pode ser usado sem a interface do notebook, sendo a programação feita em um editor de texto simples. 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.