Senador Fabiano Contarato visita o CAP Criarte e ouve demandas da comunidade escolar

20/12/2024 - 16:02  •  Atualizado 20/12/2024 17:26
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho e Pedro Brito
Compartilhe
Foto do senador Fabiano Contarato e da diretora do colégio conversando em uma sala onde são ouvidos por outras pessoas que acompanharam a visita

O Colégio de Aplicação (CAP) Criarte/Ufes, no campus de Goiabeiras, recebeu na manhã desta sexta-feira, 20, a visita do senador capixaba Fabiano Contarato. Durante a visita, solicitada pela Associação de Pais e Amigos do Colégio de Aplicação do Criarte/Ufes (Apeac), o  parlamentar ouviu as demandas da comunidade escolar e de profissionais da instituição.

Estiveram presentes no encontro o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; a vice-reitora, Sonia Lopes; a diretora do CAP/Criarte, Maria José Soprani; a pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Josiana Binda; o diretor do Centro de Educação, Reginaldo Sobrinho, professores, funcionários e pais de alunos que estudam no Colégio.

Um dos pedidos feitos durante a reunião foi o apoio do senador para articular junto à Secretaria de Educação do Ministério da Educação (MEC) a disponibilização de vagas para docentes de carreira de ensino básico e tecnológico (EBTT) e para técnicos administrativos em educação. Desde 2016, o Colégio possui três turmas fechadas devido à falta de profissionais, impedindo o atendimento a 45 crianças.

Além disso, a comunidade apresentou ao senador a intenção de ampliar o atendimento do CAP/Criarte para o Ensino Fundamental I e II. Atualmente, o Colégio oferta apenas vagas na Educação Infantil, com 125 crianças atendidas. “Nossa intenção é buscar esse apoio, que precisamos para dar andamento aos processos que já estão em Brasília”, explicou Maria José Soprani, diretora do CAP/Criarte.

Imagem
Foto do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, conversando com o senador

Articulação

Para a vice-reitora, o movimento feito por pais, responsáveis e profissionais que atuam no Colégio é positivo. “Fico feliz que essa articulação tenha sido uma iniciativa das famílias e da escola, para que nós possamos avançar no que precisamos dentro do nosso CAP/Criarte e pensar novos níveis de ensino”, ressaltou.

De acordo com Josiana Binda, pedidos como esses já foram feitos pela Ufes, por meio da Progep, ao MEC. Binda lembrou que, em 2022, o MEC autorizou a Criarte a se tornar um Colégio de Aplicação. “A autorização veio, mas na prática a gente não conseguiu, pois é preciso de professores, técnicos e demais recursos”, reforçou a pró-reitora.

Segundo Cleuber Guterres, membro da Apeac, uma possível expansão do Colégio seria um ganho para a sociedade capixaba. “Acho que o Espírito Santo vai ganhar demais se tivermos a oportunidade de exercer a autorização que o MEC deu e oferecer essa Educação Infantil e Fundamental Federal”, destacou.

Apoio

Imagem
O senador, os gestores da Ufes e a equipe do CAP Criarte posam para uma foto

O senador Fabiano Contarato, por sua vez, expressou o seu comprometimento em fazer a interlocução entre a comunidade escolar e o Ministério da Educação (MEC), e ressaltou a necessidade de aumentar o número de professores em instituições federais.

“Se for o caso, vou lá pessoalmente para tentar fazer esse trabalho, que é um trabalho de sedução, e não é fácil. Posso falar com vocês que não é um trabalho fácil”, disse o parlamentar.

O CAP/Criarte existe há 48 anos e atualmente atende a 125 estudantes nos turnos matutino e vespertino. Desde o início do ano letivo de 2023, o antigo Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte se tornou Colégio de Aplicação (CAP) Criarte/Ufes.

Fotos: Assessoria do senador

Categorias relacionadas