Este mês, estudantes das turmas de 5° e 6° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, em Maruípe, começam a aprender uma nova modalidade esportiva: o cheerleading. A novidade foi possível a partir de uma parceria firmada entre a Ufes e a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme).
A solenidade de abertura do projeto Cheerleading na escola foi realizada na última segunda-feira, 12, na quadra da escola, e contou com a apresentação da equipe Ufescheer, da Ufes.
O projeto teve início em 2019 com a formação Iniciação e prática do cheerleading: ampliando possibilidades de práticas corporais no ensino da Educação Física, dirigida aos professores da rede pública de ensino, com o objetivo de ensinar o cheerleading como um tema da disciplina.
“O Centro de Educação Física e Desportos da Ufes tem chamado para si a responsabilidade de qualificar os professores da rede pública de ensino. Atualmente, participam do projeto piloto de formação continuada oito escolas. Recebemos financiamento da Fapes [Fundação de Apoio à Pesquisa] e esperamos poder ampliar a oferta no próximo ano, para tornar essa prática corporal mais presente nas escolas”, explica a coordenadora do projeto de cheerleading na Ufes, Fernanda Paiva.
História
Apesar de ter seu início em 1864, nos Estados Unidos, o cheerleading chegou ao Brasil somente na primeira década dos anos 2000, através de intercambistas, como uma prática em que seus participantes torcem e incentivam suas equipes durante partidas esportivas.
A equipe UfesCheer torna a Ufes a primeira universidade brasileira a tratar o esporte de modo institucional, dando visibilidade pedagógica, acadêmica e extensionista, ajudando a levar a animação de torcidas para além do ambiente universitário.
O projeto de extensão oferta aulas para pessoas a partir de 16 anos, que acontecem em duas turmas, nas segundas e sextas-feiras, das 14 às 16h e das 18h30 às 20h30, no Ginásio de Esportes do CEFD/Ufes. Para participar, basta preencher o formulário disponibilizado no perfil do instagram Ufescheer.
Texto: Ana Clara Andrade (bolsista de projeto de Comunicação)
Foto: Luis Oliveira - Prefeitura Municipal de Vitória
Edição: Thereza Marinho