Ufes integra estudo nacional que avalia padrão alimentar de estudantes egressos

08/07/2024 - 15:07  •  Atualizado 08/07/2024 15:18
Texto: Thereza Marinho
Cartaz de divulgação com informações sobre a pesquisa

A Ufes está integrando este ano o estudo Coorte de Universidades Mineiras Plus (Cume+), que tem o objetivo de avaliar o padrão alimentar das pessoas, tomando por base egressos de universidades públicas. Trata-se de um estudo nacional com oito anos de seguimento e mais de 15 mil participantes, que analisa o impacto dos hábitos de vida e consumo alimentar na ocorrência das doenças crônicas não transmissíveis.

O estudo está em período de coleta de dados e recrutamento de participantes, o que ocorre a cada dois anos por meio do envio de novos questionários. Para participar, egressos da Ufes e das universidades federais de Viçosa (UFV), Minas Gerais (UFMG), Ouro Preto (Ufop), Juiz de Fora (UFJF), Alfenas (Unifal), do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Lavras (Ufla) e Rio Grande do Sul (UFRGS) devem responder o questionário que receberão por e-mail. A participação também pode ser realizada por meio do cadastro no site oficial do estudo, desde que o respondente seja egresso de uma das universidades citadas.

Expansão

O Estudo Cume foi instituído em 2016 e inicialmente tinha como participantes apenas egressos de instituições de ensino superior localizadas no estado de Minas Gerais. Este ano, o Estudo se expandiu, dando início ao Cume+. Esse processo foi marcado pela inserção da Ufes e das universidades federais do Rio Grande do Sul e do Paraná (UFPR).

Na Ufes, a pesquisa está sendo coordenada pelo professor José Luiz Marques Rocha, do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Maruípe.

Mais informações sobre o estudo estão disponíveis no site do Projeto Cume e no perfil do projeto no Instagram.

Categorias relacionadas