Ufes obtém resultados de excelência em dois rankings mundiais

28/04/2022 - 10:22  •  Atualizado 01/11/2022 09:21

A Ufes ficou em 6º lugar entre as universidades brasileiras no Ranking de Impacto para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) deste ano, divulgado nesta quarta-feira, 27. Além disso, a Universidade ficou em 30º lugar entre as universidades brasileiras na classificação do Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes, divulgada também esta semana.

A Times Higher Education (THE), responsável pelo Ranking de Impacto, classifica individualmente até a centésima universidade e, após isso, em blocos de cem países ou mais. A Ufes ficou entre as 400 melhores do mundo em relação aos ODS, com 72,6% da pontuação máxima. O primeiro lugar geral ficou com a Western Sydney University, da Austrália, e, no Brasil, ficou com a Universidade de São Paulo (USP), a 62ª na classificação geral.

Neste ano, a THE modificou e especificou mais alguns critérios da metodologia para cada ODS, detalhando aspectos relativos a sustentabilidade, gênero, imigração, consumo, covid-19 e educação, dentre outros. A avaliação das universidades se dá pelos três ODS em que a instituição pontuar melhor, mais o ODS 17 (parcerias e meios de implementação), do qual todos têm de participar.

“A Ufes mandou dados para todos os ODS, apesar de isso não ser obrigatório. Mas sempre mandamos de todos, para sabermos em quais indicadores estamos bem e em quais podemos melhorar”, explica o secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite.

A Ufes se destacou nos ODS 3 (saúde e bem-estar), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes). Também receberam boa avaliação o programa de combate à pobreza da instituição (referente ao ODS 1), as pesquisas sobre igualdade de gênero (referente ao ODS 5) e aspectos da empregabilidade dos formados pela Universidade (ODS 8 – veja a lista completa dos ODS no final da matéria).

Ranking CWUR

Na edição 2022-2023 do ranking CWUR, o resultado da Ufes lhe dá a 51ª posição na América Latina e Caribe e a 1.200ª posição global, o que coloca a Universidade entre as 6,1% melhores universidades do mundo, em um levantamento que considera 19.788 instituições. O primeiro lugar global do ranking ficou com a Universidade de Harvard e, entre as brasileiras, com a USP.

“É importante destacar a abrangência desse ranking, devido ao amplo número de universidades ao redor do mundo que participam. Além do número de participantes, outro diferencial desse ranking em relação a outros rankings tradicionais, como o THE Global e o QS, é que o CWUR não usa pesquisas de opinião, que são consideradas muito subjetivas e que têm um peso muito grande nas outras avaliações”, detalha Leite.

Na área de educação, que considera o percentual de graduandos que tiveram distinção acadêmica, a Ufes ficou em 475º. Na área de pesquisa, que avalia número de artigos publicados, publicações de alto impacto, influência e citações, obteve a 1.144ª posição. Também são considerados como critérios a empregabilidade dos graduados, mapeando os que ocupam altas posições executivas, e o percentual dos docentes com distinções acadêmicas; no entanto, os dados detalhados não foram fornecidos. A Ufes obteve 69,1% da pontuação máxima total do ranking.

Conheça os 17 ODS

1 - Erradicação da pobreza