Ufes publica mais de 1.300 artigos científicos em 2020, com crescimento acima da média nacional

28/04/2021 - 19:59  •  Atualizado 01/11/2022 09:21

A Ufes comemora o fechamento do ano de 2020 com mais de 1.300 artigos científicos publicados conforme dados da base Scopus. E os resultados positivos não param por aí. Segundo levantamento da Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) realizado na Scopus nesta segunda-feira, 27, o crescimento das publicações ao longo dos últimos 12 anos foi de 319%. O percentual da Ufes ficou bem acima do alcançado pelo Brasil: 146%.

Considerando o ano anterior (2019), o crescimento em 2020 foi superior a 250 artigos, o que equivaleu a 23,84% de aumento anual nas publicações. No mesmo período, o Brasil teve um crescimento de 16,48% e a China de 18,55%.

Segundo o diretor de Pesquisa, Fábio Partelli, “A Ufes atualmente publica aproximadamente mais de 1% dos artigos do Brasil, em 2009 era 0,61%”. Ele explica que, na Universidade, os financiamentos das pesquisas são realizados principalmente pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Também contamos com apoio da iniciativa privada, de outros parceiros governamentais e do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da Ufes por meio de editais de manutenção de equipamento, aporte de recursos para professores pesquisadores recém-doutores ou recém-contratados, tradução de artigos e reembolso de taxa de publicação de artigos”.

Áreas de conhecimento

De acordo com o levantamento da PRPPG, a maioria dos artigos científicos publicados compreende a área de conhecimento “agricultura e biologia”, com 17,5% das publicações, seguido pela categoria “medicina”, com 12,8%. As duas áreas predominantes no Brasil e na Ufes são as mesmas, contudo, no Brasil, o maior destaque fica para “medicina”. Em relação aos países parceiros nas publicações conjuntas, os destaques são Estados Unidos, Reino Unido, China e Alemanha.

Em nível mundial, os EUA são os que mais publicam, com mais de 800 mil artigos científicos em 2020. Em seguida, vem a China, com mais de 700 mil.

Livros

Segundo o diretor de Pesquisa, quando considerados todos os artigos científicos publicados por pesquisadores da Ufes contidos no Lattes dos professores efetivos, independente da base indexada, o levantamento aponta mais de 2.500 artigos no ano de 2020, “sendo observado um crescimento sólido e contínuo”. Fábio Partelli também destaca que, no ano passado, foram publicados por docentes da Universidade quase 150 livros, mais de 800 capítulos de livros e organizados mais de cem livros.

“Tudo isso vem acontecendo graças ao trabalho e empenho dos nossos colegas professores, servidores técnico-administrativos e alunos. Trabalho e pesquisa em equipe envolvendo alunos de iniciação científica e pós-graduação. A Universidade proporciona a realização de pesquisa, ciência e formação de recursos humanos, tudo isso junto e misturado”, comemorou Partelli.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr., o resultado demonstra a importância da Ufes para o sistema de pesquisa e pós-graduação, especialmente no Espírito Santo. “Esse crescimento se deve ao engajamento dos nossos docentes, discentes e técnicos-administrativos, que estão na ponta. A Administração Central vem, cada vez mais, apoiando os pesquisadores, com medidas como, por exemplo, o reembolso de taxa de publicação de artigos científicos em estratos Qualis A1, A2 e B1 da Capes, e oferecendo serviços de tradução e revisão de artigos científicos na língua inglesa”, afirmou.

Texto: Sueli de Freitas