A Ufes recebe o melhor da produção cinematográfica LGBTQIAPN+ de Santa Catarina a partir desta terça-feira, 6. Até quarta, 7, o Circuito Transforma ocupa o campus de Goiabeiras com exibições de filmes e realização de uma oficina. Gratuito, o evento acontece no Cine Metrópolis e no Prédio Luísa Lopes, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN).
As três sessões de curtas-metragens acontecem no Cine Metrópolis, na terça, às 15 e às 20 horas, e na quarta, às 20 horas. O ingresso para a mostra deve ser retirado no Metrópolis 30 minutos antes do início da sessão.
Ao todo, serão exibidas 13 produções que abordam assuntos relacionados à sexualidade, gênero e à cultura queer, entre ficções, documentários e animações reconhecidas em festivais nacionais e internacionais.
“O Circuito Transforma surge da necessidade de a gente ampliar o acesso ao audiovisual LGBTQIAPN+ produzido em Santa Catarina. Assim, buscamos atingir novos públicos e levar a nossa produção audiovisual que está em constante crescimento”, afirma Arthur Gomes, realizador do evento.
Oficina
O Circuito Transforma promove também uma oficina de produção cultural focada na temática LGBTQIAPN+, com o organizador Arthur Gomes, a drag queen Susaninha e o produtor Thomas Dadam. A atividade acontece na quarta-feira, 7, a partir das 14 horas, na sala 208 do Prédio Luísa Lopes.
“A oficina promoverá o intercâmbio de conhecimentos no segmento de eventos LGBTQIAPN+, visando incentivar ações locais e criar novos projetos culturais com foco em políticas públicas”, explica Dadam.
A oficina de produção conta com a participação de um intérprete de Libras e cinco vagas reservadas para pessoas surdas. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.
Organizado pela Bapho Cultural, de Florianópolis, produtora referência no setor cultural LGBTQIPAN+ no sul do Brasil, o Circuito Transforma é um projeto financiado pelo Prêmio Catarinense de Cinema - Edição Especial Lei Paulo Gustavo/2023 (Edital de Concurso Público nº 32/2023).
Confira os filmes que serão exibidos e suas respectivas classificações indicativas:
Sessão 1 (Classificação 12 anos)
A Cabeça e o Corpo (Miriam Mirando e Val Dobler, 2023)
As Rendas de Dinho (Adriane Canan, 2019)
Isso Sempre Acontece (Lara Koer, 2022)
(sub)urbana (Vini Poffo, 2023)
Sessão 2 (Classificação 14 anos)
Apenas o que Você Precisa Saber de Mim (Maria Augusta Nunes, 2017)
Disk-Man (Andy Rodriguez, 2023)
Drag Story: lendas e babados (Viviane Rodrigues e Marco Aurélio, 1997)
Nos habíamos amado tanto y detestado sin pudor (Solana Llanes, 2022)
Selma Depois da Chuva (Loli Menezes, 2019)
Sessão 3 (Classificação 16 anos)
O Amigo do Meu Tio (Renato Turnes, 2022)
O Prazer é Todo Meu (Vanessa Sandre, 2023)
Projeção Queer (Gabriel Turbiani, 2019)
Quando eu cheguei (Romy Huber, 2023)
Foto: Vini Poffo