Universo no Parque aborda a história da Ciência, neste sábado, 18

16/12/2021 - 12:18  •  Atualizado 20/12/2021 14:50

Por que e para que história da Ciência? é o tema da palestra que será ministrada neste sábado, 18, às 17 horas, pelo professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Antonio Augusto Videira. O evento é gratuito e faz parte do projeto Universo no Parque, do Departamento de Física da Ufes.

Com transmissão pelo canal do Núcleo Cosmo-Ufes no YouTube, a palestra terá aproximadamente 40 minutos de duração, além de tempo livre para perguntas.

Estudos mostram que a história da ciência é a história do conhecimento. Tem seu início com os pré-socráticos e passa pelos gregos na busca do próprio método para se chegar à verdade. Já Aristóteles dá início à observação, que é considerada o grande elemento para a ciência. Na Idade Média, a ciência começa a ser disseminada por meio das escolas e universidades. Depois, Galileu Galilei, considerado o pai da ciência moderna, apresentou ao mundo contribuições que vão desde a criação do método científico até o desenvolvimento de instrumentação, passando por descobertas científicas e pela popularização do conhecimento.

O Universo no Parque é um projeto de divulgação científica do Departamento de Física da Ufes, desenvolvido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), tendo os professores Davi Rodrigues e Júlio Fabris como responsáveis pelo projeto. O objetivo é levar as discussões científicas sobre o universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico.

Outras informações estão disponíveis no perfil do projeto no Instagram.

Perfil do palestrante

Antônio Augusto Videira possui pós-doutorado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais/Portugal, doutorado pela Universidade de Paris VII/França e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor titular na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), professor do Programa de Ensino e História da Matemática e pesquisador convidado do Instituto de Biofísica, ambos da UFRJ. É pesquisador colaborador no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e foi docente no mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Suas áreas de atuação são: Filosofia da Ciência, Filosofia da Natureza, História da Filosofia da Ciência, História da Física e História da Astronomia.

Texto: Jorge Medina