A vice-reitora da Ufes, Sonia Lopes, recebeu o vereador de Vitória Pedro Très na tarde desta quarta-feira, 28, para debater ações conjuntas no âmbito da Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia deste ano. A ideia é promover atividades, ao longo de 2026, que aproximem a população capixaba do conhecimento científico desenvolvido na Universidade e de pautas importantes para a sociedade, contando com o apoio do mandato do vereador.
Participaram da reunião, além da vice-reitora e do vereador, a professora Danielle Cabrini, do Departamento de Nutrição; o professor Gabriel Luchini, do Departamento de Física; a professora Viviana Corte, do Departamento de Biologia; e o assessor parlamentar do vereador Pedro Très, Angelo Delcaro.
A 23ª Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia (SNCT) terá como tema Mulheres na Ciência. Todos os anos, a SNCT baliza as ações da Semana do Conhecimento da Ufes, que apresenta as atividades de ensino, extensão e pesquisa desenvolvidas na Universidade para a sociedade capixaba com diversos eventos, realizados entre outubro e novembro. Segundo a vice-reitora, a proposta da Ufes, neste ano, é trabalhar a SNCT como uma agenda contínua de ciência, educação científica e inovação em Vitória, capaz de induzir políticas públicas permanentes.
“Queremos construir documentos e estabelecer cronogramas para propor ações que vão impactar de forma concreta a sociedade capixaba. Há várias questões pertinentes que podem envolver os nossos laboratórios e todo o conhecimento científico produzido pela Universidade”, afirmou Sonia Lopes, que vê no tema da SNCT mais uma oportunidade de fortalecer a discussão sobre a violência de gênero. “As estatística de feminicídios, especialmente no nosso estado, ainda são muito altas. Precisamos pensar em como lidar com isso por meio do conhecimento científico e dar bons exemplos da inserção das mulheres na academia.”
Graduado em Direito pela Ufes, o vereador Pedro Très se colocou à disposição para liderar a articulação entre a Universidade, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e as secretarias municipais de Vitória, de modo a construir uma integração real entre os atores e superar ações fragmentadas.
“É importante pautarmos os problemas e encontrar as soluções para a cidade. Estou animado em promover a bandeira da ciência e da tecnologia. Quero ser uma ferramenta na tarefa da academia”, disse o vereador.
Fotos: Leandro Reis
Universidade Federal do Espírito Santo