Biblioteca Central recebe mostra que explora relação entre música e dança na arte

03/07/2023 - 11:26  •  Atualizado 04/07/2023 16:48
Compartilhe

A Biblioteca Central (BC), no campus de Goiabeiras, recebe uma nova exposição a partir desta terça-feira, 4, com mais de 60 pinturas a óleo em papel aquarela. Trata-se de Composições em Cores – Música e Dança na Arte, de Dejair Paulo, que ficará aberta para visitação durante todo o mês de julho no hall de entrada do prédio. A abertura da mostra acontece às 18h30, com show de Karen Z & Banda, apresentação de dança e sarau de poesias.

Com obras de vários tamanhos, a exposição traz a interpretação e a representação do artista para as relações entre música e dança na arte, como adianta o título. A maior parte das pinturas, conta o artista, é inédita e foi realizada durante este ano – um pequeno número de obras já foi exibido na Casa Porto de Artes Plásticas, no Centro de Vitória.

“A exposição foi idealizada a partir de uma série de oficinas que participei como balé, dança contemporânea, piano, violino, violão e flauta, que me inspiraram a transpor a sensação de outras linguagens artísticas para o universo da pintura”, explica Dejair Paulo.

Além da Casa Porto, o artista realizou uma série de exposições em vários espaços culturais do estado e do país nos últimos dois anos, como a Fundação Nacional de Artes (Funarte) em São Paulo, e o Museu Capixaba do Negro (Mucane), o Museu do Pescador e o Palácio de Cultura Sônia Cabral, em Vitória. Na Biblioteca Central, Dejair Paulo espera um público variado.

“A mostra é destinada a todos os amantes da arte, da música e da dança, incluindo estudantes de arte, historiadores, colecionadores, músicos, dançarinos e o público interessado em explorar a relação entre as artes visuais e as artes performáticas”, diz.

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho