Cine Metrópolis movimenta programação com três estreias nesta quinta-feira, 25

25/07/2024 - 15:19  •  Atualizado 25/07/2024 15:55
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cena do filme Orlando, minha biografia política, na qual aparece uma pessoa trans em pé. Apoiado em sua perna há um cartaz onde se lê power to the people (poder para as pessoas)

Três aguardadas estreias movimentam a programação do Cine Metrópolis a partir desta quinta-feira, 25. Inseridos na luta pela causa LGBTQIAPN+, os longas Orlando, minha biografia política e Caminhos Cruzados abordam as histórias de personagens - no caso de Orlando, um personagem real - transexuais em buscas diversas. O cinema estreia também Teca e Tuti - Uma noite na biblioteca, animação brasileira que faz uma homenagem aos livros.

Dirigido pelo filósofo Paul Preciado, que passou por uma transição de gênero, o documentário Orlando, minha biografia política retoma o personagem de Virginia Woolf, primeira romancista a mudar o sexo de seu personagem no meio da história. No filme de Preciado, realizado quase um século depois do romance de Woolf, 26 pessoas trans e não binárias participam de um teste de elenco no qual encarnam o protagonista. O longa foi vencedor de quatro troféus no Festival de Berlim de 2023.

Outro destaque da semana é o drama Caminhos Cruzados. Dirigido por Levan Akin, diretor de Então nós dançamos (2019), o filme acompanha uma ex-professora que parte da Geórgia para a Turquia a fim de realizar o último desejo de sua irmã recém-falecida: encontrar Tekla, sua filha trans, há muito tempo perdida. Junto com Achi, amigo de Tekla, ela embarca em uma jornada emocionante pelas ruelas de Istambul.

Animação

Lançada na semana passada, a programação de férias escolares, pensada para o público infantojuvenil, retorna com a estreia de Teca e Tuti - Uma noite na biblioteca. Em exibição às 16h30 (exceto domingo), o filme conta a história da traça Teca e de seu fiel ácaro de estimação, que adoram comer papel. Quando Teca aprende a ler, porém, tudo muda. Com um grande mistério nas mãos, os dois amigos partem para a biblioteca em busca da história mais importante de suas vidas.

Completando a programação, o curso Imagens do Cinema exibe na quarta-feira, 31, às 13 horas, O Artista do Desastre, filme dirigido e estrelado por James Franco. Após a sessão, que tem entrada franca, ocorrerá um debate com o professor do Departamento de Comunicação Social Fabio Camarneiro.
 

Confira as sinopses dos filmes em cartaz de 25 a 31 de julho no Cine Metrópolis:

Orlando, minha biografia política, de Paul B. Preciado (França, 2023)
O filme foi feito um século após a publicação do livro Orlando: Uma Biografia, da autora Virginia Woolf, em 1928. Este livro se consagrou como sendo o primeiro romance em que o personagem principal passa pela transição de gênero no meio da história. O diretor trans, escritor, filósofo e ativista Paul Preciado, envia uma carta à escritora inglesa para dizer a ela que seu personagem se tornou realidade: seu Orlando saiu da ficção e vive como ela jamais poderia ter imaginado. Preciado chama um elenco de “Orlandos contemporâneos”, ou seja, 26 pessoas trans e não binárias, de oito a 70 anos de idade, para viverem o protagonista.

Imagem
Cena do filme Caminhos Cruzados, na qual aparece o jovem Achi sentado, dormindo no ombro da personagem Lia

Caminhos Cruzados, de Levan Akin (DIN/FRA/GEO/SUE/TUR, 2024)
O filme apresenta Lia (Mzia Arabuli), uma professora aposentada da Georgia. Após o desaparecimento de sua sobrinha Tekla, uma mulher trans, Lia recebe a informação do jovem Achi (Lucas Kankava), seu vizinho imprevisível, de que Tekla cruzou a fronteira e está morando na Turquia. Com a intenção de procurar a sobrinha e trazê-la de volta para casa, Lia junta-se a Achi e ambos viajam para Istambul, explorando as profundezas ocultas da bela cidade, enquanto tentam não desviar do objetivo principal da viagem. Os caminhos de Lia e Achi se cruzam com os da advogada trans Evrim (Deniz Dumanli), que oferece ajuda na busca. Enquanto os três vão mergulhando pelas ruas de Istambul, percebem que Tekla pode estar mais perto do que nunca.  

Teca e Tuti - Uma noite na biblioteca, de Tiago Lima, Eduardo Perdido e Diego Doimo (Brasil, 2024)
Em Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca, conhecemos a pequena traça Teca (Luy Campos), que vive com toda sua família e com seu fiel ácaro de estimação, Tuti (Hugo Picchi), em uma organizada e movimentada caixa de costura. O cotidiano de todos é regado de aventuras, festas e, claro, muitos objetos para comer. Porém, um dia, Teca acaba indo contra seu próprio instinto quando aprende a ler e percebe que os livros não podem ser comidos, afinal eles guardam as histórias que ela adora. Empenhados em resolver um grande mistério, Teca e Tuti partem em direção à biblioteca em busca da história mais importante de suas vidas.

O Artista do Desastre, de James Franco (EUA, 2017)
Greg Sestero (Dave Franco) se aproxima do excêntrico Tommy Wiseau (James Franco) após uma aula de atuação, e os dois desenvolvem uma intensa amizade ancorada no sonho em comum de fazer sucesso nas artes dramáticas. Juntos, eles partem para Hollywood, onde Tommy, cansado de ser rejeitado em testes, decide produzir, financiar, dirigir, escrever e protagonizar – ao lado do melhor amigo – o longa-metragem que o levará ao estrelato.

Confira os horários das sessões no site do Cine Metrópolis.
 

Categorias relacionadas