Curso de Direito da Ufes recebe o selo OAB Recomenda como um dos melhores do país

28/01/2022 - 17:26  •  Atualizado 01/11/2022 09:16
Compartilhe

O curso de Direito da Ufes recebeu nesta quinta-feira, 27, o selo OAB Recomenda, concedido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Essa é a sétima vez que a Universidade é reconhecida com o selo, sendo a única instituição de ensino capixaba agraciada desde a criação da premiação, em 2001.

O selo OAB Recomenda é concedido a cada três anos e tem como critério de avaliação o desempenho dos estudantes de Direito no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o índice de aprovação no Exame de Ordem (EOAB).

Conforme dados consolidados do Conselho Federal da OAB, no XXXII EOAB, realizado em 2021, a Ufes obteve um índice de aprovação de 70,14%, sendo que a média nacional foi de 21,3%. Já na última avaliação pelo Enade, realizada em 2018, o curso recebeu nota máxima (conceito 5).

O chefe do Departamento de Direito da Ufes, Marcos Olsen, afirma que há um esforço do corpo administrativo e docente para que se mantenha e se eleve o nível de qualidade do curso. “Visamos manter e encorajar a pesquisa jurídica e a sua publicação em diversos meios jurídicos do Brasil e do exterior. Também buscamos sempre apresentar a teoria aliada à realidade e às tendências do mundo jurídico, dando um caráter atual ao ensino”, reforça.

O reitor Paulo Vargas manifestou sua alegria pela premiação dizendo que agradece "a honraria vinda de uma instituição importante como a OAB. É um reconhecimento merecido, pois o curso de Direito é uma referência regional e nacional, que tem uma história consolidada na Ufes, sendo um dos que contribuíram para a criação da nossa Universidade”.

O curso

O curso de Direito da Ufes nasceu em 1930, quando um grupo de estudantes resolveu fundar uma faculdade na avenida Jerônimo Monteiro, onde atualmente funciona a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi).

O curso foi de grande sucesso, e o Governo do Estado do Espírito Santo assumiu a Faculdade em 1935. Em 1961, ocorreu a incorporação à Ufes.

Atualmente, o curso de Direito conta com aproximadamente 700 estudantes de graduação, 90 de mestrado e mais de 30 professores efetivos.

 

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: divulgação OAB
Edição: Thereza Marinho