Galeria de Arte e Pesquisa abre última residência artística nesta quinta, 18

18/08/2022 - 15:17  •  Atualizado 19/08/2022 18:47
Compartilhe

A Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes (GAP) abre nesta quinta-feira, 18, a última residência artística do projeto Residência Resistência. Até o dia 1º de setembro, o espaço recebe a produção do artista Luiz Will Gama, intitulada Em processos. A cerimônia de entrega das chaves acontece às 16 horas, na GAP. 

A proposta de residência de Will foi selecionada por meio de edital, ao lado de outras duas intervenções, Klínicateliê: Ser obra da obra de arte e vir a ser residência, já realizadas na galeria nos meses de junho e julho. Durante a residência, a galeria permanece aberta para visitação, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. A ideia do programa é promover trocas entre público e artista enquanto as obras são desenvolvidas.

Segundo Will, Em processos, como o próprio nome adianta, é uma reflexão sobre o processo criativo do artista e sua posição de criador-observador diante do público. "Será um momento de experimentação de técnicas, linguagens e formatos. A ideia é trazer o observador para o meu processo e fazer com que ele também compartilhe seu processo comigo", explica.

Interação do público

Formado em produção audiovisual e com experiência em música e fotografia, Will espera a interação do público para compor trilhas sonoras e obras de video mapping, por exemplo. "Grande parte das obras serão construídas na residência. Também faço parte do grupo que observa e aprende", afirma.

A ideia da intervenção, Will conta, surgiu durante a pandemia, época em que parou de produzir. "O artista sempre está pensando em algo, e nem sempre é material. Não existe uma chave que desliga o processo criativo", afirma. 

A GAP está localizada em frente ao Centro de Vivência, no campus de Goiabeiras, em Vitória. Para mais informações sobre o projeto, acesse o perfil da GAP no Instagram.

 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes