GAP abre visitação à obra Saturação, primeira experiência de residência artística

03/05/2022 - 11:30  •  Atualizado 04/05/2022 15:49
Compartilhe

Até o dia 30 de maio, o público poderá conferir o resultado da primeira mostra da residência artística Resistência, na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) da Ufes. A obra Saturação, realizada pelo grupo Implantação, fica aberta de segunda a quinta-feira, das 13 às 17 horas. A entrada é franca.

A intervenção foi realizada dentro da proposta de instalação de uma residência artística dentro da Ufes. A residência consiste na disponibilização de um espaço no qual os artistas podem produzir em um ambiente de imersão, sendo disponibilizada infraestrutura para que eles permaneçam na galeria o tempo que desejarem.

A coordenadora da GAP, Isabela Frade, explica que há um projeto mais amplo, que é o da Residência Resistência, e o específico, que é do grupo Implantação, que mergulhou nesse processo intensivo de criação. “Como é um grupo, cada artista atua de forma individual, diferente de um coletivo que tem apenas uma autoria”, destaca.

Isabela Frade também ressalta que essa primeira experiência teve como particularidade iniciar em um momento de maior restrição em razão da pandemia, mas que aos poucos foi possível abrir o espaço. “Agora, o público torna-se protagonista do processo e os artistas serão os expectadores”, destaca.

O trabalho e a trajetória dos artistas dentro dessa experiência podem ser conferidos no perfil da GAP no Instagram.

Último dia para propostas

Segue aberto o edital para que artistas apresentem propostas de novas intervenções a serem realizadas na Galeria de Arte e Pesquisa dentro da Residência Resistência. O prazo para inscrições termina às 23h59 desta terça-feira, 3. Serão selecionadas até três propostas, além de três suplentes.

A proposta deve ser elaborada para um período de imersão de até 15 dias consecutivos na galeria e podem se candidatar estudantes e egressos da Ufes, além de outros artistas dentro da categoria de ampla concorrência. Todos os detalhes estão no edital publicado no site da GAP.

 

Texto e foto: Vinícius Fontana
Edição: Thereza Marinho