Mostra de Profissões da Ufes aproxima comunidade escolar dos espaços universitários

13/11/2024 - 15:49  •  Atualizado 14/11/2024 17:43
Texto: Ghenis Carlos Silva (bolsista)     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto de um grupo de estudantes sentados no gramado em volta do nome Ufes, gravado em concreto

A Mostra de Profissões é sempre um acontecimento. O evento, que movimenta os espaços universitários anualmente e integra a programação da Semana do Conhecimento, atrai centenas de estudantes dos níveis fundamental, médio e técnico, das redes pública e particular, que visitam os campi da Ufes para conhecer as ofertas de graduação. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade.

Mais de cem graduações integram a edição da Mostra de Profissões desse ano. A pró-reitora de Graduação da Ufes, Regina Godinho, destaca o caráter de democratização do evento, que incentiva o acesso ao ensino superior ao apresentar as diversas opções de cursos e oportunidades oferecidas pela Universidade. Ela pondera que assim é possível contribuir para a redução das desigualdades sociais.

“Uma população mais qualificada, formada por profissionais de diversas áreas, é fundamental para o desenvolvimento econômico de um país. Além disso, a Universidade estreita seus laços com a comunidade escolar e com a sociedade em geral, contribuindo para o desenvolvimento local. Em suma, a Mostra de Profissões é um evento que transcende a esfera individual, impactando positivamente a sociedade como um todo”, detalha a pró-reitora.

Nos campi de Goiabeiras e Maruípe, a Mostra começou na terça-feira, 12, e segue até esta quarta, 13.

Imagem
Foto do estudante João Gabriel sorrindo, ao lado de um banner do Pet Economia

Orientação profissional

O estudante João Gabriel, de 17 anos, visita a Mostra de Profissões pela terceira vez e explica por que gosta de participar. “Para aqueles que ainda estão muito indecisos, eu acho que é legal, pois conseguem eliminar alguns cursos que não fazem sentido para eles. E para quem já está decidido, consegue conhecer o curso na prática e as pessoas que já estão cursando”, destaca ele, que é aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Teófilo Paulino, do município de Domingos Martins.

Foi nesse último ano que João Gabriel escolheu a graduação que deseja cursar: Ciências Econômicas. Segundo o estudante, o seu processo de discernimento entre os cursos se deu ao reconhecer as áreas de conhecimento com as quais ele tem maior afinidade. “Eu gosto muito de mercado financeiro, de finanças pessoais, de macroeconomia, e isso me interessou bastante”, declara. 

Democratização

Já Ana Luisa Ferreira, de 15 anos, é estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Teotônio Brandão Vilela, em Cariacica, e sonha em cursar Administração e Direito. Ela conheceu os espaços da Ufes pela primeira vez e diz ter se surpreendido com o tamanho do campus de Goiabeiras. Para Ana, que participou da oficina de ginástica ofertada pelo Núcleo de Pesquisa em Ginástica da Ufes, a Mostra é uma grande oportunidade para interagir gratuitamente com graduações diversas.

Foto das alunas Thayná Paulo e Thaís Barth, posando em frente a uma tenda

As estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Pinto Coelho, do município de Santa Teresa, Thaís Barth e Thayná Paulo, desejam cursar Biomedicina e Odontologia. Elas elogiaram o acolhimento e a recepção aos visitantes e as atividades promovidas. “Eu acho muito interessante essa ideia de abrirem as portas para nós e nos dar a possibilidade de conhecer outros cursos e o que é ensinado aqui dentro”, afirma Thaís, de 18 anos.

Programação

A Mostra de Profissões ocorre nos quatro campi da Ufes. No campus de Alegre será realizada no dia 21 de novembro. Já em São Mateus, acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro.

Fotos: Mariana Simões e Ghenis Carlos Silva

Categorias relacionadas