Núcleo Cosmo-Ufes realiza o Inverno Astrofísico 2023 a partir desta segunda, 31

28/07/2023 - 11:30  •  Atualizado 31/07/2023 10:00
Compartilhe

O Núcleo de Astrofísica e Cosmologia da Ufes (Cosmo-Ufes) realiza a partir da próxima segunda-feira, 31, o evento Inverno Astrofísico 2023. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 31 de julho e 5 de agosto, na estação ferroviária de Matilde, distrito do município de Alfredo Chaves, a cerca de 95 km de distância de Vitória.

O Inverno Astrofísico é uma escola científica voltada para estudantes de graduação e pós-graduação em Física e áreas afins, que tenham interesse em se especializar em temas como gravitação, cosmologia e astrofísica. O evento, realizado desde 2018, tem como objetivo proporcionar um ambiente propício para discussões e aprendizado, que seja descontraído e favoreça a interação palestrante-aluno.

A programação inclui minicursos e palestras que serão ministrados por professores da Ufes, juntamente com convidados de universidades e centros de pesquisa que são referência em astrofísica no Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). 

O Cosmo-Ufes também oferecerá oficinas para melhor fixação do aprendizado, além de apresentações de painéis e seminários sobre os principais tópicos de pesquisa em astrofísica, cosmologia e gravitação. 

Dentre os assuntos que serão abordados estão: ondas gravitacionais, gravitação, modelos de inflação, gravitação quântica, física solar, equilíbrio das estrelas, perturbações de densidade do universo, buracos de minhoca, estrelas de nêutrons, estrutura causal e estabilidade de buracos negros. Clique aqui para ver a programação completa

Prêmio

Ao final do evento, o melhor trabalho apresentado por um estudante de graduação receberá o prêmio Antônio Brasil Batista. Outros três trabalhos de alunos de graduação que se destacarem serão contemplados com menções honrosas. 

O prêmio recebeu esse nome em homenagem ao professor da Ufes e um dos fundadores do Cosmo-Ufes na década de 1970, Antônio Brasil Batista. Tendo sido um entusiasta da criação da Escola Inverno Astrofísico, Batista formou um dos primeiros grupos de pesquisa em cosmologia e gravitação no país, que se tornou referência no cenário científico brasileiro. Ele permaneceu ativo em pesquisa, extensão, ensino e orientação acadêmica até o seu falecimento em 2020, aos 81 anos de idade.

O Cosmo-Ufes é um núcleo vinculado ao Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes e envolve professores, estudantes de graduação e pós-graduação com a finalidade de ensinar, pesquisar e divulgar trabalhos científicos nas áreas de astrofísica, cosmologia e gravitação. O núcleo propicia o diálogo dos estudantes da Ufes com os de outras universidades e fomenta a troca de saberes. 

 

Texto: Caroline Reis (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho