Projeto Curumim faz mutirão de vacinação contra covid para crianças e adolescentes

11/03/2022 - 16:35  •  Atualizado 14/03/2022 13:01
Compartilhe

Neste sábado, 12, e no domingo, 13, acontecem mutirões de vacinação contra covid-19 voltados para crianças acima de três anos de idade e adolescentes de até 17 anos. As ações serão realizadas nos municípios de Vila Velha e Viana, e integram o Projeto Curumim, realizado por pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes/Ebserh) com apoio da Fiocruz/Insituto René Rachou, do Instituto Butantan e da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

No sábado, a vacinação acontecerá das 8 às 12 horas, na Unidade de Saúde da Família de Vila Nova, em Vila Velha (Avenida A, s/n), com a aplicação de 150 doses. No domingo, o mutirão será na Policlínica de Viana (Rua Campo Democrata, 108, Marcílio de Noronha), também das 8 às 12 horas, com disponibilidade de 120 doses.

Sobre a pesquisa

O Projeto Curumim é um estudo da eficácia, da imunogenicidade e da segurança da vacina inativada (Coronavac) contra Sars-CoV-2 em crianças e adolescentes. Nessa pesquisa, algumas crianças e adolescentes (30%) recebem a vacina pediátrica da Pfizer, para efeito de comparação. Até agora, cerca de mil crianças e adolescentes, com idades de 3 a 17 anos, já se vacinaram para o estudo e nenhuma delas apresentou efeitos adversos graves.

O Curumim vai encerrar a inclusão de novos participantes no dia 18 de março. Até lá, dá tempo de conseguir a vacinação completa contra a covid para a faixa etária contemplada na pesquisa fazendo o cadastro pelo site https://curumim.es.gov.br/cidadao/. Ao todo, o projeto visa alcançar 1.280 pessoas que, durante 12 meses, são monitoradas por especialistas de uma equipe de saúde específica.

“A próxima fase é a análise das amostras biológicas coletadas dos participantes da pesquisa. Os primeiros resultados poderão ser divulgados nos próximos três meses. As crianças e adolescentes farão a próxima coleta de amostras 30 dias após a segunda dose. E a análise de eficácia (proteção) ocorrerá em 90 dias”, explicou a médica responsável pelo estudo, Valéria Valim.

O site oficial do projeto é https://curumim.es.gov.br/cidadao/. Para conversar com a equipe e divulgar as ações, também estão disponíveis a conta no Instagram @projetocurumim.es, o telefone com WhatsApp (27) 99235-5517 e o e-mail projetocurumim.es@gmail.com.


Texto: Sueli de Freitas
Edição: Thereza Marinho