Joalheiros, designers e acadêmicos de várias regiões do país se reuniram durante cerca de dois anos para elaborar o Glossário Técnico para o Setor Joalheiro, e a Ufes, única universidade do Brasil a oferecer o curso de graduação em Gemologia, fez parte do processo. A publicação inédita, que apresenta as definições de verbetes utilizados na prática das diferentes atividades joalheiras e da gemologia, será lançada durante a Feira Nacional da Indústria de Joias (Feninjer), que será realizada de 7 a 10 de agosto, em São Paulo.
O Glossário é ilustrado e contempla mais de 800 verbetes sobre máquinas, ferramentas, metais, gemas, insumos, procedimentos técnicos, tipologia de objetos e componentes, além de inovações na área digital que se vinculam ao processo de design e às etapas de produção. O projeto envolveu profissionais de Brasília, Campinas, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória, que foi representada pelo professor do curso de Gemologia e coordenador do projeto de extensão Design de Joias, Marcos Spinassé. “Todo o esforço se justificou, pois, até então, não havia nenhuma tentativa de organizar termos e definições utilizados no dia a dia das atividades do setor no Brasil”, avalia o professor.
Ele explica que o setor joalheiro brasileiro costuma adotar linguajar coloquial e regionalizado para nomear processos e unidades de medidas, por exemplo, dificultando a comunicação e os processos de capacitação profissional: “O Glossário visa a melhorar a relação entre os vários elos desta cadeia produtiva tão importante para a economia nacional”.
Produção
A cadeia produtiva do setor joalheiro tem início com a extração dos minerais da terra seguida do beneficiamento, que inclui a lapidação, até chegar na confecção das joias, que são destinadas ao consumidor final. O curso de graduação em Gemologia da Ufes prepara profissionais para atuar em todas essas atividades, incluindo gestão, certificação, produção e design de joias e adornos.
“Este universo acadêmico, propiciado pelo curso de Gemologia, configura-se como o ambiente adequado à geração de conhecimento relacionado ao setor joalheiro”, ressalta Spinassé. Segundo ele, a importância de sua participação na equipe que elaborou o Glossário Técnico para o Setor Joalheiro está em trazer para a Ufes novos conhecimentos a serem compartilhados com a comunidade acadêmica.
O grupo de pesquisa que criou o Glossário Técnico para o Setor Joalheiro contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).
Curso
Criado em 2007, o curso de bacharelado em Gemologia da Ufes é vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Pioneiro no Brasil, apresenta multidisciplinaridade e tem grande parte de sua formação centrada na área de Ciências Sociais Aplicadas. Dentre os conhecimentos adquiridos pelos estudantes estão economia aplicada ao desenvolvimento do setor minerário; custos e finanças corporativas; direito; gestão estratégica; empreendedorismo; desenvolvimento tecnológico; comércio exterior; e inovação na cadeia produtiva de gemas e joias.
Unindo disciplinas de formação técnico-científica com outras de legislação e tributação, o curso visa formar profissionais qualificados, empreendedores e criativos, capazes de agregar valor econômico ao longo da cadeia produtiva.
Segundo a coordenação do curso, havia uma demanda de empresários e profissionais do setor de mineração e joalherias por profissionais capacitados a agregar valor econômico ao longo da cadeia produtiva por meio do beneficiamento e fabricação de joias, já que o Brasil é o maior exportador mundial de gemas coradas brutas.
Informações sobre a graduação em Gemologia da Ufes podem ser obtidas no site do curso ou pelo telefone (27) 4009-2595.
Texto: Adriana Damasceno
Fotos: Laboratório de Design e Montagem de Joias da Ufes (coleções criadas pelas estudantes Aline Lacerda, Anna Caroline e Lisley Mariani)
Edição: Thereza Marinho