Aberta consulta à comunidade acadêmica para a elaboração do Plano Anual de Auditoria

26/09/2022 - 16:18  •  Atualizado 27/09/2022 19:15
Compartilhe

A Auditoria Interna da Ufes (Audin/Ufes) abriu uma consulta à comunidade acadêmica para a elaboração do Plano Anual de Auditoria Interna (Paint) do ano de 2023. Professores, servidores técnicos e estudantes podem participar sugerindo temas de auditoria por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site da Audin até o dia 31 de outubro.

O Paint é o documento que contém as ações que foram planejadas pela auditoria para serem executadas no próximo ano, neste caso, para 2023. As sugestões serão analisadas tecnicamente, considerando a materialidade, criticidade e a relevância para os objetivos da instituição.

A chefe da Audin, Crisley Dalto, afirma que a participação da comunidade é importante para a melhoria dos serviços da Ufes por meio de fiscalização e sugestão de aprimoramento: “O objetivo é melhorar os serviços prestados pela Universidade e estreitar o relacionamento com a comunidade que, a partir de sua experiência com os serviços prestados pela Ufes, pode sugerir temas para uma possível auditoria. Os temas sugeridos serão avaliados e, se oportuno, serão incluídos no Paint para o próximo ano”.

Ela explica que a sugestão de tema em auditoria se refere a possíveis melhorias dos controles internos e governança dos serviços prestados pela Universidade ou por terceirizados (contratados). Podem ser apresentadas sugestões de processos internos, áreas, assuntos ou temas que podem ser objetos de atividade de auditoria.

Veja as orientações sobre como escolher e sugerir temas.

Normas

Segundo Crisley Dalto, além de promover a participação da comunidade, a consulta visa atender, em sua completude, o artigo 3º da Instrução Normativa CGU/SFCI nº 05/2021, no qual está expresso que, na elaboração do Paint, devem ser consideradas as expectativas das partes interessadas. Também, procura se alinhar ao Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público, que tem por objetivo desenvolver planos periódicos (anuais ou plurianuais) para os quais serão realizadas auditorias ou outros serviços com base nos riscos organizacionais e em consultas junto à Administração e outras partes interessadas.

“Assim, a comunidade acadêmica, na qualidade de parte interessada, poderá enviar suas sugestões de temas de auditoria preenchendo o formulário. Um Paint participativo aumenta a transparência e possibilita a prestação de contas por parte da Administração Pública. Desta forma, as auditorias agregam valor para a Gestão”, conclui.

 



Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes