Curso de Odontologia da Ufes celebra 70 anos contabilizando mais de 4 mil profissionais formados

18/07/2024 - 18:34  •  Atualizado 19/07/2024 16:41
Texto: Thereza Marinho, com colaboração de Duilo Victor e Sinval Paulino
Compartilhe
Imagem de estudantes de Odontologia em um consultório, observando a boca de um paciente

O ano de 2024 não marca apenas os 70 anos da Ufes. O curso de Odontologia da Universidade também celebra sete décadas de existência este ano, contabilizando a formação de mais de 4 mil profissionais, além de milhares de pacientes atendidos gratuitamente por seus projetos de extensão.

O curso é fruto da antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia, existente desde 1930, que foi incorporada à Universidade Federal do Espírito Santo quando esta foi criada, em maio de 1954. Atualmente, a graduação conta com 330 estudantes. Cirurgiões-dentistas que desejam seguir a carreira acadêmica podem cursar o mestrado acadêmico em Ciências Odontológicas, que possui ingresso anual. 

Clique aqui e assista ao vídeo sobre o curso produzido pela Secretaria de Comunicação.

A coordenadora do curso, professora Denise Campos, afirma que são 70 anos de um curso reconhecido por sua excelência. “Quem não tem orgulho de ter estudado na Ufes? Nessa caminhada o curso de Odontologia ensinou e quebrou paradigmas em relação ao conceito de saúde e à importância da atualização de um projeto pedagógico adequado à formação profissional e à responsabilidade técnico-científica com os pilares da ética na profissão”, pontua.

A professora destaca que o curso oferece inúmeras oportunidades de crescimento para o aluno, por meio de projetos de pesquisa e extensão e com a docência baseada na evidência científica: “Fazer parte deste contexto, nessa instituição, é um diferencial em relação à qualidade de ensino, que se mostra presente quando o nosso aluno sai para o mercado de trabalho, mostrando o perfil do egresso do curso de Odontologia da Ufes”.

O diretor do Instituto de Odontologia da Ufes (Ioufes), professor Roberto Sarcinelli, também ressalta que o curso de Odontologia da Ufes está inserido entre os melhores do país, tanto na formação de profissionais, quanto na pesquisa e extensão, contando em seu quadro com 100% de professores doutores. “Além disso, atendemos cerca de 18 mil pacientes anualmente, em várias especialidades, contribuindo, assim, tanto nos atendimentos quanto na formação profissional, para melhoria da saúde bucal da população capixaba", afirma.

Para o superintendente do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes), Lauro Vaconcellos, a história do curso de Odontologia da Ufes, assim como a do Hucam, “é parte indispensável da trajetória da saúde pública capixaba”. A importância do curso de Odontologia para o ensino superior no estado e para a história do próprio hospital também é destacada pelo diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Helder Mauad.  

Compromisso social

Imagem
Na foto, o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Helder Mauad; a vice-diretora, Mabel Almeida; e a gestão do Centro Acadêmico de Odontologia comemorando com um bolo.

Karina Tonini, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas, afirma que comemorar esse aniversário é motivo de “felicidade e orgulho”. “Foi a universidade que transformou a minha vida durante a graduação e, hoje, como docente do curso há 14 anos, tenho a oportunidade de transformar a vida de muitos estudantes. O curso, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, possui compromissos social, ético, humanístico e científico com toda a comunidade acadêmica”, ressaltou.

Para celebrar os 70 anos, o Centro Acadêmico (CA) de Odontologia promoveu um café da manhã coletivo com a presença de estudantes, professores, técnicos-administrativos, servidores terceirizados e gestores da Ufes.

O presidente do CA, Ghustavo Guimarães, afirmou que o evento teve o objetivo de exaltar a formação de profissionais de excelência e o trabalho realizado em prol da odontologia capixaba e da população.

“Os 70 anos do curso de Odontologia da Ufes marcam um momento de muita realização, resiliência e reconstrução. Agradeço aos movimentos estudantis que passaram pela ‘OdontoUfes’ e, de maneira coletiva, puderam lutar para a melhoria do curso e para a permanência estudantil, assim como diversos professores comprometidos com um ensino de excelência e que fazem a diferença no caminhar”, disse.

Foto da comemoração: Centro Acadêmico de Odontologia

Categorias relacionadas