Exposição Faelo reúne obras de artistas urbanos na galeria da Biblioteca Central

08/11/2022 - 18:36  •  Atualizado 09/11/2022 18:41
Compartilhe

A Biblioteca Central da Ufes (BC), no campus de Goiabeiras, recebe a exposição Faelo, que reúne obras de dois artistas urbanos radicados em comunidades da Grande Vitória. Os dez quadros de Handerson Chic e Nico Duarte, conhecidos por intervenções em vários ambientes da região metropolitana, ficam expostos até o dia 16 de dezembro na galeria da BC. Com entrada gratuita, o público pode visitar a exposição de segunda a sexta, das 7 às 21 horas.

As obras guardam laços estreitos com paisagens e personagens de comunidades da capital, a exemplo da miríade de casas coloridas representada por Chic num de seus quadros. Já Nico apostou em tons mais sóbrios - sobretudo em preto, branco e cinza - para compor retratos de mulheres negras e figuras históricas, como o pastor e ativista Martin Luther King Jr.

Chic e Nico têm carreiras consolidadas como grafiteiros, tendo participado de exposições dentro e fora do Espírito Santo, além de embelezado muros, quadras e pisos de espaços públicos da Grande Vitória. Faelo, no entanto, é a primeira oportunidade que os artistas têm de ocupar o ambiente da Universidade.

"A Biblioteca tem um excelente espaço que pode ser usado de várias formas, e trazer artistas urbanos para a Ufes é um jeito de utilizar um espaço que muitas vezes é tido como distante da comunidade", afirma Taynara Ribeiro, diretora do projeto que dá título à exposição. 

Segundo ela, o objetivo é que Faelo seja um propulsor de artistas capixabas ainda pouco conhecidos: "A ideia é fazer um elo artístico com as comunidades, e assim exportar a arte produzida por esses artistas para o mundo".

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho