Livro internacional sobre direitos humanos tem a participação de docentes da Ufes

16/11/2022 - 10:42  •  Atualizado 17/11/2022 12:16
Compartilhe

A relação entre direitos humanos e tecnologias morais e as semelhanças entre Brasil e Itália neste cenário são os temas centrais abordados no livro Direitos humanos e tecnologias morais: uma perspectiva comparada entre Itália e Brasil, que tem, dentre seus organizadores, a professora Margareth Zaganelli, do Departamento de Direito da Ufes. A obra, lançada no final de outubro em formato impresso e e-book, é bilingue e integra trabalhos de professores de diversas universidades italianas e brasileiras.

Os interessados podem baixar o título gratuitamente, mediante preenchimento de cadastro no site da editora Giappichelli.

Além de coorganizar a produção do livro, Margareth Zaganelli assina o capítulo Interrupção voluntária da gestação no Brasil: direito à vida e antropotécnica, em parceria com outro professor do Departamento de Direito, Daury Fabriz, e do pesquisador da Università della Calabria, Julio de Siqueira. “O professor Marco Olsen também teve uma participação efetiva com o trabalho de publicação da editora Giappichelli”, lembra Zaganelli, em referência ao coordenador do curso de Direito da Ufes.

O livro desenvolve um diálogo comparativo entre assuntos de interesse comum aos dois países, abordando temas como inteligência artificial; bioaprimoramento; proteção de dados; engenharia genética; e impacto da pandemia no contexto do início da vida. “Os ensaios coletados neste volume têm a capacidade de proporcionar ao leitor um panorama articulado e referências múltiplas e internas em torno de áreas que cada vez mais questionam a chamada reflexão bioética ‘de fronteira’”, avaliam os organizadores Silvia Salardi, Michele Saporiti e Margareth Zaganelli na Introdução do livro.

A obra surgiu como iniciativa editorial comum dentro do projeto de colaboração Erasmus + KA107 International Credit Mobility (da União Europeia), Universidade de Milão-Bicocca, da Itália, e Ufes.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho