Reitor Paulo Vargas verifica resultado das obras realizadas no CEI Criarte

11/03/2022 - 12:03  •  Atualizado 01/11/2022 09:19
Compartilhe

O reitor Paulo Vargas realizou nesta quinta-feira, 10, uma visita ao Centro de Educação Infantil Criarte. Ele foi acompanhado pela chefe de gabinete, Zenólia Figueiredo; pelo superintendente de Infraestrutura (SI), Alessandro Mattedi; e pelo diretor do Centro de Educação (CE), Reginaldo Célio Sobrinho. A equipe foi recebida pela diretora do centro infantil, Maria José Soprani.

Na foto principal, da esquerda para a direita: Reginaldo Sobrinho, Alessandro Mattedi, Paulo Vargas e Maria José Soprani. 

O objetivo da visita foi verificar as reformas realizadas no centro infantil, que contemplaram diversas estruturas do espaço físico. Dentre elas estão a adequação da rampa de acesso da entrada principal do prédio, agora mais moderna, aumentado a acessibilidade para a entrada de pessoas com mobilidade reduzida; pintura e instalação de novas esquadrilhas nas salas de ensino; troca de piso e telhado; e reforma e ampliação do refeitório e da cozinha. Além disso, boa parte da rede elétrica do prédio foi trocada.

O superintendente de Infraestrutura ressaltou a importância das intervenções: “O Criarte recebeu uma reforma geral que vai facilitar a acessibilidade de seus usuários. O prédio foi totalmente reformado e modernizado. Foi realizado um trabalho excelente de readequação que proporciona melhores condições para a comunidade em geral, principalmente para as crianças e para os profissionais que atuam na educação escolar, garantindo mais conforto, segurança e comodidade a todos”.

O diretor do Centro de Educação reforçou que o prédio está mais adequado e, com isso, vai melhorar o funcionamento do centro de educação infantil.

Obras necessárias

O reitor Paulo Vargas enfatizou que há muito tempo o Criarte não recebia obras de manutenção e de adequações. Disse ainda que todas as obras que a direção da escola considerou mais importantes foram realizadas. “É um prazer para a Universidade poder disponibilizar deste centro educativo, que é tão importante e essencial para as comunidades, tanto interna quanto externa. Creio que todos estão bastante satisfeitos por voltar às atividades presenciais encontrando um prédio reformado e com condições ideais de funcionamento. Foi muito importante poder viabilizar essas reformas e colocar o Criarte em um ambiente mais organizado e seguro”, comemora.

A diretora Maria José Soprani afirmou que as reformas tiveram um impacto positivo nas crianças e nos servidores. “O que eu posso citar de maior impacto foi a obra da cozinha e do refeitório. A cozinha foi totalmente refeita e o telhado do refeitório foi todo trocado. Isso trouxe mais segurança, conforto e qualidade para as nossas crianças e servidores, principalmente para aqueles que atuam na hora de servir as refeições aos pequenos”, disse.

Outro ponto importante observado pela diretora foi a área de acesso ao prédio. Ela destaca que a área foi totalmente adaptada, respeitando os critérios de acessibilidade e os direitos fundamentais das crianças. Além disso, foram construídas mais duas rampas de acesso: uma para o refeitório, facilitando a acessibilidade e mobilidade, e outra para o pátio das crianças, possibilitando a passagem direta dos pequenos das salas de aula para o pátio.

Ela ressalta ainda a importância do centro educativo como um campo de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a elaboração de conhecimentos pertinentes às infâncias, docências, práticas pedagógicas, curriculares e de gestão educacional.

O Criarte é um espaço de educação infantil instalado no campus de Goiabeiras e atende crianças de dois a cinco anos e 11 meses de idade. Atualmente, 125 crianças são atendidas nos turnos matutino e vespertino.

 

Texto e fotos: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho